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TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
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Fátima Regina da Silva Pereira, Geógrafa, Doutora em Engenharia de Produção, Mestre, Licenciada e Bacharel em Geografia, Professora, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia -EAD- da Unifacvest , , , , , , , , |
RESUMO |
A proposta de desenvolver esta pesquisa nasceu durante as reuniões de assessoramento pedagógico nas escolas municipais de Florianópolis, ao discutirmos o enquadramento da Educação Ambiental, como tema transversal em todas as disciplinas e não somente na disciplina de ciências. A inquietação ocorre quando não podemos mais afirmar que se faz Educação Ambiental sem qualificá-la, desenvolvendo ações pontuais de uma disciplina oi de uma série somente. Sabemos que não é mais suficiente falar de uma educação Ambiental genérica, conjugada no singular. No quadro da ampla variedade das vertentes, tanto o pensamento ambientalista como das próprias correntes pedagógicas da educação, existem propostas educativas que sejam voltadas a questão ambiental inseridas no mundo que enseja a mudança ambiental para garantir a mudança de vida no nosso planeta. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver u programa de sensibilização ambiental que estimulasse a conscientização da necessidade de teremos um processo permanente que garanta um meio ambiente de qualidade e o direito à vida saudável. Foi possível perceber grande dificuldade para a construção deste projeto pela descontinuidade dos professores como licenças de saúde, designações que rompem com o processo em andamento e a continuidade das atividades de Educação Ambiental vai depender do envolvimento e comprometimento dos educadores em cada unidade escolar. Não existe uma fórmula pronta para transformar a Educação Ambiental numa prática transversal de sucesso. Temos sim ações, ferramentas que proporcionam, por convencimento, as mudanças atitudinais para melhorar a qualidade de vida integrando o sistema natural e social. Esse processo tem que ser construído com diferentes perspectivas, interesses e ideologias, levando-se em conta as peculiaridades, resistências, contradições e conflitos existentes em cada comunidade. |
Palavras Chave: Educação Ambiental; Temas Transversais; Prática Pedagógica |
THEORY AND PRACTICE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN MUNICIPAL SCHOOLS IN THE MUNICIPAL NETWORK OF FLORIANÓPOLIS
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Fátima Regina da Silva Pereira, Geographer, PhD in Production Engineering, Master, Degree and Bachelor in Geogaraphy., Professor and Coordinator of the Postgraduate Course in Environmental Education and Coordinator of the Degree Course in Geography -EAD- at Unifacvest , , , , , , , , |
ABSTRACT |
The proposal to develop this research was born during the pedagogical advisory meetings in the municipal schools of Florianópolis, when we discussed the framework of Environmental Education, as a transversal theme in all disciplines and not just in the science discipline. The concern occurs when we can no longer say that Environmental Education is carried out without qualifying it, developing specific actions of a discipline or a series only. We know that it is no longer enough to talk about a generic Environmental education, combined in the singular. Within the framework of the wide variety of aspects, both environmentalist thinking and the pedagogical currents of education themselves, there are educational proposals that are focused on environmental issues inserted in the world that give rise to environmental change to guarantee a change in life on our planet. Therefore, the objective of this study was to develop an environmental awareness program that would stimulate awareness of the need for a permanent process that guarantees a quality environment and the right to a healthy life. It was possible to perceive great difficulty in the construction of this project due to the discontinuity of teachers such as health leaves, assignments that break with the ongoing process and the continuity of Environmental Education activities will depend on the involvement and commitment of educators in each school unit. There is no ready-made formula for transforming Environmental Education into a successful transversal practice. We do have actions, tools that provide, through conviction, attitudinal changes to improve the quality of life by integrating the natural and social system. This process has to be built with different perspectives, interests and ideologies, taking into account the peculiarities, resistance, contradictions and conflicts that exist in each community. |
Key Words: Environmental Education; Cross-cutting Themes; Pedagogical Practice |
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Resumo ID 3658, enviado por: Fátima Regina da Silva Pereira, Da instituição: UNIFACVEST. |