TRANSFORMANDO O DIREITO À EDUCAÇÃO E SAÚDE ATRAVÉS DA INOVAÇÃO: UMA PERSPECTIVA JURÍDICA

 

DE SOUZA, WANDERSON JEOVANE, GRADUANDO EM DIREITO, ALUNO DE GRADUAÇÃO

CITADIN, Emerson, GRADUANDO EM DIREITO, ALUNO DE GRADUAÇÃO

FELISBINO, Guilherme da Silva, GRADUANDO EM DIREITO, ALUNO DE GRADUAÇÃO

RIVAROLA, Jackson, GRADUANDO EM DIREITO, ALUNO DE GRADUAÇÃO

, ,

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar como as novas tecnologias podem contribuir para a garantia dos direitos sociais à educação e à saúde, sob uma perspectiva jurídica, destacando os benefícios, os desafios e as implicações legais e éticas envolvidas. O artigo apresenta quatro categorias de inovações tecnológicas aplicadas à educação e à saúde: digitais, biotecnológicas, nanotecnológicas e de inteligência artificial. O artigo discute os impactos positivos e negativos dessas tecnologias para a realização dos direitos sociais à educação e à saúde, bem como a necessidade de uma regulação jurídica e ética adequada, que busque garantir os direitos e os deveres dos envolvidos, bem como preservar os valores e os princípios da dignidade da pessoa humana.

Palavras Chave: Novas tecnologias, direitos sociais, dignidade da pessoa humana.

 

TRANSFORMING THE RIGHT TO EDUCATION AND HEALTH THROUGH INNOVATION: A PERSPECTIVE LEGAL

 

DE SOUZA, WANDERSON JEOVANE, GRADUATE IN LAW, GRADUATE STUDENT

CITADIN, Emerson, GRADUATE IN LAW, GRADUATE STUDENT

FELISBINO, Guilherme da Silva, GRADUATE IN LAW, GRADUATE STUDENT

RIVAROLA, Jackson, GRADUATE IN LAW, GRADUATE STUDENT

, ,

ABSTRACT

This article aims to analyze how new technologies can contribute to the guarantee of social rights to education and health, from a legal perspective, highlighting the benefits, challenges and legal and ethical implications involved. The article presents four categories of technological innovations applied to education and health: digital, biotechnological, nanotechnological and artificial intelligence. The article discusses the positive and negative impacts of these technologies for the realization of social rights to education and health, as well as the need for adequate legal and ethical regulation, that seeks to ensure the rights and duties of those involved, as well as preserve the values and principles of human dignity.

Key Words: New technologies, social rights, human dignity.

Resumo ID 3648, enviado por: WANDERSON JEOVANE DE SOUZA,

Da instituição: UNIFACVEST.