Laços divertidos: jogos cooperativos com lápis e barbante

 

Rodrigues, Renato., Professor da disciplina de Atividade Formativa II (2023.2), do Curso de Educação física Universitário FACVEST-UNIFACVEST e orientador do artigo. Coordenador do Curso de Pedagogia (UNIFACVEST). Pedagogo (FEDAVI/UNIDAVI), Psicopedagogo/Especialização , Professor

Alves, Kauan da Silva., Cursando superior , Acadêmico

Vingla, Bruno dos Santos., Cursando superior , Acadêmico

Conrado, Kauan de Sa, Cursando superior , Acadêmico

, ,

RESUMO

Desenvolvemos uma abordagem de aula inovadora trazendo uma dinâmica de jogo/brincadeira do Lápis e barbante para a turma do 2° ano do ensino fundamental, no colégio industrial de Lages. Saindo do foco da competitividade e promovendo a importância dos jogos cooperativos, tanto para ambiente escolar quanto para a convivência dos alunos.A metodologia usada foi a de vivência, mas como algo fictício onde não presenciamos as aulas com os alunos, mas desenvolvemos nossa ideia para visitas futuras em escolas onde vamos praticar a vivência levando as atividades que desenvolvemos sobre os jogos. Neste trabalho montamos um plano de aula que poderá ser usado na disciplina de Novos Caminhos Para os Profissionais da Educação.
As ideias dos planos de aula foram Discutidas em sala de aula entre todos para melhor entendimento.O plano de vivência sobre jogos cooperativos trouxe um bom resultado para, conseguimos enriquecer nossos planos de aula, aprender uma metodologia de ensino, onde agrega mais o cooperativismo na escola e na sociedade, o trabalho teve resultados positivos para nós futuros educadores que iremos trabalhar de uma forma correta com nossos alunos e levar para todos esse método de ensino cooperativo.Fazer os alunos, professores e entre outros presentes compreender a atividade proposta com a finalidade de promover, a educação, o respeito, cooperação, companheirismo. Estimular coordenação motora e visual na atividade em grupo onde todos irão visualizar o objetivo e ter uma coordenação sincronizada.Promover as atividades cooperativas nas escolas: mostrar para os alunos e professores uma nova forma de competir e se divertir estimulando a mente e corpo para um mesmo objetivo onde todos jogam e se divertem.Os resultados foram muito positivos para nós futuros profissionais, fazendo com que compreendamos a importância de trabalhar futuramente os jogos cooperativos para os nossos alunos, para que possamos passar para a próxima geração a importância dos jogos cooperativos.

Palavras Chave: Cooperativismo, respeito, edução e companheirismo

 

Fun cooperative:games with pencils and string.

 

Rodrigues, Renato., Teacher , Teacher of the Formative Activity II discipline (2023.2), of the Physical Education Course FACVEST-UNIFACVEST university student and article advisor. Pedagogy Course Coordinator (UNIFACVEST). Pedagogue (FEDAVI/UNIDAVI), Psychopedagogue/Specialization (UNIDAVI), Tutoring in Distance Education/Specialization (UNIFACVEST), Master in Political Sociology (UFSC), Master in Law (Veiga de Almeida University – UVA), PhD in Law (Veiga de Almeida University – UVA), Editor of the Revista Síntese UNIFACVEST,

Alves, Kauan da Silva., Cursing higher , Academic

Vingla, Bruno dos Santos., Cursing higher , Academic

Conrado, Kauan de Sa, Cursing higher , Academic

, ,

ABSTRACT

We developed an innovative class approach bringing a Pencil and String game dynamic to the 2nd year elementary school class, at the industrial school in Lages. Leaving the focus on competitiveness and promoting the importance of cooperative games, both for the school environment and for students' coexistence. The methodology used was that of experience, but as something fictitious where we did not witness the classes with the students, but we developed our idea for future visits to schools where we will practice the experience by carrying out the activities we develop about the games. In this work we put together a lesson plan that can be used in the subject of New Paths for Education Professionals.
The ideas of the lesson plans were discussed in the classroom among everyone for better understanding. The experience plan on cooperative games brought a good result, we were able to enrich our lesson plans, learn a teaching methodology, which adds more cooperativism to school and in society, the work had positive results for us future educators who will work correctly with our students and bring this cooperative teaching method to everyone. Make students, teachers and others present understand the proposed activity with the purpose to promote education, respect, cooperation, companionship. Stimulate motor and visual coordination in group activities where everyone will visualize the objective and have synchronized coordination. Promote cooperative activities in schools: show students and teachers a new way to compete and have fun, stimulating the mind and body at the same time objective where everyone plays and has fun. The results were very positive for us future professionals, making us understand the importance of working on cooperative games for our students in the future, so that we can pass on the importance of cooperative games to the next generation.

Key Words: Cooperativism, respect, education end companionship

Resumo ID 3632, enviado por: Kauan de Sá Conrado ,

Da instituição: Unifacvest .