|
Consequências Metabólicas do Parasitismo Intestinal
|
Rosa, Ana Paula, Acadêmica de Farmácia, Acadêmica de Farmácia
Freitas, Vitoria Lima de, Acadêmica de Farmácia, Acadêmica de Farmácia
Filho, Alexandre Antunes Ribeiro , Orientador, Professor de Farmácia
, ,
, , |
RESUMO |
Os parasitas intestinais são extremamente comuns no nosso país, especialmente em áreas com má higiene básica. Suas manifestações são inespecíficas e por isso é de difícil diagnóstico. O impacto e a gravidade dos parasitas dependem de cada paciente (idade, dieta, hábitos de vida, imunidade, doenças relacionadas) e da quantidade de parasitas, bem como do mecanismo que os causa. Os antiparasitários são medicamentos utilizados não apenas para tratamento, mas também como estratégia de erradicação em populações com alta prevalência, além de serem utilizados em pacientes em uso de corticoides para prevenção da estrongiloidíase.
CONSEQUÊNCIAS METABÓLICAS COMUNS ASSOCIADAS A PARASITAS
Má absorção de nutrientes: Muitos parasitas intestinais podem interferir na absorção normal de nutrientes do trato digestivo. Podem competir pelo acesso a nutrientes, danificar as células intestinais ou causar inflamação, levando à má absorção de nutrientes essenciais, como proteínas, hidratos de carbono, vitaminas e minerais. Anemia: Alguns parasitas intestinais, incluindo helmintos como os ancilostomídeos, podem sugar o sangue do hospedeiro, causando anemia. A perda crônica de sangue devido à presença desses parasitas pode reduzir os níveis de hemoglobina e outros componentes do sangue, levando à anemia.
|
Palavras Chave: Parasitas. Metabolismo.Consequências |
|
Metabolic Consequences of Intestinal Parasitism
|
Rosa, Ana Paula, Pharmacy Academic, Pharmacy Academic
Freitas, Vitoria Lima de, Pharmacy Academic, Pharmacy Academic
Filho, Alexandre Antunes Ribeiro , Pharmacy Professor, Pharmacy Advisor
, ,
, , |
ABSTRACT |
SINTOMAS
As infecções causadas por cada tipo de parasita podem apresentar aspectos específicos que em muitos casos auxiliam na orientação do diagnóstico. Por exemplo, no caso dos parasitas causados por Giárdia lamblia, a infecção pode ocorrer sem quaisquer sintomas ou com diarreia aguda (com ou sem vômitos) ou diarreia crônica. A diarreia crônica está frequentemente associada a sintomas de má absorção intestinal (fezes com odor, gases, distensão abdominal), perda de apetite, crescimento deficiente, perda de peso ou anemia. Se infectado por lombricoides, a doença também pode ocorrer com sintomas inespecíficos, como dor ou desconforto abdominal e sintomas de má absorção à medida que a infecção persiste. Durante a migração larvar, pode ocorrer lesão pulmonar na forma de pneumonia aguda transitória, acompanhada de febre e alterações laboratoriais, que podem ocorrer várias semanas antes dos distúrbios gastrointestinais. A obstrução intestinal superior é a complicação mais comum. A migração de vermes adultos através da parede intestinal pode causar colecistite, colangite, pancreatite ou peritonite.
EXEMPLOS DE PARASITAS
AMEBÍASE(ameba),GIARDÍASE(giárdia),ASCARIDÍASE(lombriga),ANCILOSTOMÍASE (amarelão), ENTEROBÍASE ou OXIURÍASE (coceira anal) e TENÍASE (tênia).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
É importante ressaltar que existem mais de 100 tipos diferentes de parasitas intestinais, que podem entrar no corpo através do nariz, pele, alimentos, água ou picadas de insetos. Em geral, o parasita aproveita a fragilidade do corpo da criança, instala-se no intestino, deposita ovos na borda do ânus, e esses ovos podem então se espalhar pelas mãos, brinquedos ou outros objetos. Quando uma criança entra em contato com outra criança infectada ou com um brinquedo contaminado e coloca as mãos na boca, os ovos do parasita podem entrar no corpo através do sistema digestivo
|
Key Words: Parasites. Metabolism. Consequences |
|
Resumo ID 3602, enviado por: Ana Paula,
Da instituição: Centro Universitário Unifacvest. |