Aplicação das lutas na educação básica e a sua contribuição para inclusão e o aprendizado sobre cultura.

 

MADRUGA, Davi Vargas, Graduando em Educação Física, Aluno de Graduação

JUNIOR, Marcelo Gomes Lopes, Graduando em Educação Física, Aluno de Graduação

RODRIGUES, Renato, Graduado em Pedagogia Mestre em Educação, Professor no Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

RESUMO

O desenvolvimento de um plano de aula é o ponto chave para o sucesso do processo educativo. Este trabalho serve como guia ao integrar objetivos, conteúdos, estratégias de ensino de forma clara e flexível. Metodologia: Pesquisa para a implementação da capoeira na Educação Básica enfatiza, elaboração de planos de aula abordando aspectos históricos, culturais e movimentação, com a plena compreensão da BNCC. Resultados e Discussões: Os resultados destacam a importância de uma visão clara e meticulosa no planejamento de aulas, evidenciando que a definição precisa de objetivos proporciona uma base sólida para a construção eficiente do plano. Considerações Finais: A organização estruturada facilita não apenas o ensino, mas também o desenvolvimento integral dos alunos, abrangendo aspectos motores, sociais, cognitivos e culturais. A avaliação atenta da participação e o destaque para valores éticos e de equipe são fundamentais nas conclusões, contribuindo para aprimorar futuras práticas educativas.

Palavras Chave: Plano de aula, integração, objetivos, BNCC, capoeira na Educação Básica.

 

Application of struggles in basic education and its contribution to inclusion and learning about culture.

 

MADRUGA, Davi Vargas, Undergraduate in Physical Education., Undergraduate Student

JUNIOR, Marcelo Gomes Lopes, Undergraduate in Physical Education., Undergraduate Student

RODRIGUES, Renato, Graduate in Pedagogy Master in Education, Professor at Unifacvest University Center

, ,

, ,

ABSTRACT

The development of a lesson plan is the key point for the success of the educational process. This work serves as a guide by integrating objectives, content, and teaching strategies in a clear and flexible manner. Methodology: Research for the implementation of capoeira in Basic Education emphasizes the elaboration of lesson plans addressing historical, cultural, and movement aspects, with a full understanding of the BNCC (National Common Curricular Base). Results and Discussions: The results highlight the importance of a clear and meticulous vision in lesson planning, showing that the precise definition of objectives provides a solid foundation for the efficient construction of the plan. Final Considerations: Structured organization facilitates not only teaching but also the comprehensive development of students, encompassing motor, social, cognitive, and cultural aspects. Attentive evaluation of participation and emphasis on ethical and teamwork values are fundamental in conclusions, contributing to enhancing future educational practices.

Key Words: Lesson plan, integration, objectives, BNCC, capoeira in Basic Education.

Resumo ID 3144, enviado por: Davi Vargas Madruga,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest .