|
A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Renata Andriele Varela da Silva, Graduanda em Educação Física, Graduanda em Educação Física Francisco José Fornari Sousa, Graduando em Educação Física, Mestre em Ciência da computação e Doutor em Medicina Veterinária, Coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST Adriana Letícia Rodrigues Fagundes, Graduação em Educação Física pela UFSM, Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFMS. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Professora efetiva do Município de Lages. Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST , , , , |
RESUMO |
Introdução: A educação inclusiva tem sido um tema bastante debatido nos últimos anos, visto que a dificuldade para tal ação ainda existe. No caso de estudantes com TEA o processo de inclusão exige do professor diversos cuidados em seu planejamento a fim de incluí-lo nesse processo, sendo assim, é importante que o professor de Educação Física reveja suas práticas a fim de conseguir incluir e formar esse indivíduo como os demais alunos. Objetivo: Pesquisar a produção científica sobre o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista TEA aulas de educação física. Metodologia: Pesquisa bibliográfica, revisando artigos que abordam o tema em bases de pesquisa Scielo, PubMed e Google acadêmico usando como descritores: Autismo and Educação Física and Inclusão. A análise foi feita a partir do encadeamento de ideias propostas nas pesquisas utilizadas. Resultados: Os desafios são vários para que a inclusão do estudante com TEA ocorra de maneira eficaz, exige do professor planejamento e diferentes estratégias em sua aula para que esta seja inclusiva. Conclusão: É importante que o professor esteja em constante processo de formação a fim de buscar diferentes metodologias e estratégias para tornar o ambiente escolar e, sobretudo, a sua aula um espaço inclusivo. |
Palavras Chave: Educação Física, TEA, Inclusão. |
THE INCLUSION OF STUDENTS WITH AUTISTIC SPECTRUM DISORDER IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES
|
Renata Andriele Varela da Silva, Undergraduate student in Physical Education, Undergraduate student in Physical Education Francisco José Fornari Sousa, Undergraduate in Physical Education, Master's in Computer Science, and Doctorate in Veterinary Medicine, Coordinator of the Physical Education program at UNIFACVEST University Center Adriana Letícia Rodrigues Fagundes, Bachelor's degree in Physical Education from UFSM, Specialization in Human Movement Science from UFMS. Master's in Regional Development from the University of Santa Cruz do Sul, Permanent teacher in the Municipality of Lages. Instructor in the Physical Education program at UNIFACVEST University Center , , , , |
ABSTRACT |
Introduction: Inclusive education has been a highly debated topic in recent years, given the existing challenges in implementing it. In the case of students with ASD (Autism Spectrum Disorder), the inclusion process demands careful planning from the teacher to incorporate them effectively. Therefore, it is crucial for Physical Education teachers to review their practices to include and educate these individuals alongside their peers. Objective: To investigate the scientific literature on the inclusion process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in physical education classes. Methodology: Literature review, examining articles on the topic in Scielo, PubMed, and Google Scholar, using descriptors such as Autism and Physical Education and Inclusion. The analysis was based on the interconnected ideas proposed in the reviewed studies. Results: Numerous challenges exist for the effective inclusion of students with ASD, requiring teachers to implement thorough planning and diverse strategies to create an inclusive learning environment. Conclusion: It is essential for teachers to engage in continuous professional development, seeking different methodologies and strategies to make both the school environment and their classes inclusive spaces |
Key Words: Physical Education, ASD (Autism Spectrum Disorder), Inclusion. |
|
Resumo ID 3074, enviado por: Francisco José Fornari Sousa, Da instituição: Centro Universitário UNIFACVEST. |