A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

 

DALLIGNA, Micheli, Acadêmico de Fisioterapia, Aluna

SARTOR, Irineu, Graduado em Fisioterapia, Doutor em Direito, Professor e coordenador do curso de fisioterapia

SPINDLER, Christiano, Graduado em fisioterapia, doutor em neurociencia, Professor do curso de fisioterapia

BRANCO, Matheus, Graduado em fisioterapia, Professor do curso de fisioterapia

OLIVEIRA, João Henrique, Graduado em fisioterapia, Professor

RESUMO

A paralisia cerebral (PC) define-se como um grupo de disfunções permanentes no desenvolvimento do movimento e postura, a qual se atribui a distúrbios não progressivos, que podem ocorrer durante o desenvolvimento do cérebro fetal ou infantil. O diagnóstico é baseado em sinais clínicos e neurológicos, sendo a deficiência física mais comum da infância.
No passado, não era possível identificar a paralisia cerebral antes dos 12-24 meses de idade. Esse período era chamado de silencioso ou latente, pois não era possível identificar a PC com precisão. Na atualidade os especialistas consideram esse período ultrapassado, afinal, agora já é possível identificar antes dos seis meses de idade corrigida.
Dentro da literatura pediátrica é possível encontrar diversas evidências sobre a realidade virtual, as quais demonstram que sua aplicação facilita a realização de uma variedade de objetivos terapêuticos para crianças com paralisia cerebral. A realidade virtual vem crescendo de forma considerável e quando usada na reabilitação pediátrica, tem como objetivo proporcionar oportunidades que sejam válidas para o aprendizado ativo e prazeroso da criança com PC, levando em consideração ser segura e também desafiadora.

Palavras Chave: paralisia cerebral, diagnóstico precoce na paralisia cerebral, tratamentos para crianças com PC

 

THE USE OF VIRTUAL REALITY IN THE REHABILITATION OF CHILDREN WITH CEREBRAL PALSY

 

DALLIGNA, Micheli, Physiotherapy academic, student

SARTOR, Irineu, Graduated in Physiotherapy, Doctor in Law, Teacher and coordinator of the physiotherapy course

SPINDLER, Christiano, Graduated in physiotherapy, PhD in neuroscience, Teacher

BRANCO, Matheus, Graduated in physiotherapy, Teacher

OLIVEIRA, João Henrique, Graduated in physiotherapy, Teacher

ABSTRACT

Cerebral palsy (CP) is defined as a group of permanent dysfunctions in the development of movement and posture, which are attributed to non-progressive disorders, which can occur during the development of the fetal or infant brain. The diagnosis is based on clinical and neurological signs, being the most common physical disability in childhood.
In the past, it was not possible to identify cerebral palsy before 12-24 months of age. This period was called silent or latent, as it was not possible to accurately identify CP. Currently, experts consider this period to be outdated, after all, it is now possible to identify children before six months of corrected age.
Within the pediatric literature it is possible to find diverse evidence about virtual reality, which demonstrates that its application facilitates the achievement of a variety of therapeutic objectives for children with cerebral palsy. Virtual reality has been growing considerably and when used in pediatric rehabilitation, it aims to provide opportunities that are valid for active and pleasurable learning for children with CP, taking into account being safe and also challenging.

Key Words: cerebral palsy, early diagnosis in cerebral palsy, treatments for children with cerebral palsy

Resumo ID 3063, enviado por: Micheli Silva Dall Igna,

Da instituição: Unifacvest.