Auditoria odontológica

 

RIBEIRO, Philipe., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

SOUZA CRUZ, Gabriel., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

ANTONIAZZI, Isabele., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

DE OLIVEIRA, Sandy., Graduando em Odontologia , Aluno de graduação

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RESUMO

Inicialmente, a busca por uma ampliação do mercado de trabalho levou os profissionais cirurgiões-dentistas a formalizarem acordos com empresas e instituições, conhecidos como credenciamentos ou convênios, como alternativa diante da crescente competição.
A relação entre os prestadores de serviços de saúde e as Operadoras de Planos de Saúde (OPS) se tornou regulada, mas também conflituosa, com alguns cirurgiões-dentistas resistindo à interferência da auditoria das OPS, que muitas vezes resulta na glosa de procedimentos. No entanto, a regulação introduzida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) trouxe avanços significativos para o setor de saúde suplementar.
A auditoria em odontologia se desenvolveu consideravelmente como uma ferramenta de controle de qualidade nos serviços de planos de saúde. Seu papel é avaliar a exatidão e qualidade técnica-científica dos tratamentos realizados, garantindo o atendimento racional e ético aos usuários. A auditoria também proporciona informações importantes à administração das operadoras para melhorar o desempenho operacional e a qualidade dos serviços prestados.
Os auditores em odontologia desempenham um papel educativo e conciliador, recomendando medidas corretivas em vez de ações punitivas. Eles devem possuir conhecimento técnico-científico, imparcialidade, prudência e diplomacia. Além disso, devem seguir normas de conduta, incluindo competência técnico-profissional, independência e zelo profissional. Por fim, o conhecimento em Odontologia Legal é essencial para os auditores, pois a auditoria envolve a realização de pareceres, relatórios e considerações éticas e legais relacionadas aos procedimentos odontológicos. Além disso, a evolução da auditoria em saúde deixou de se concentrar apenas em aspectos como glosas e custos para se tornar uma ferramenta de avaliação de qualidade, processos e resultados.

Palavras Chave: Auditoria, odontologia

 

Dental audit

 

RIBEIRO, Philipe., RIBEIRO, Philipe, Graduating in dentistry

SOUZA CRUZ, Gabriel., ,

ANTONIAZZI, Isabele., ,

DE OLIVEIRA, Sandy., ,

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ABSTRACT

Initially, the search for an expansion of the labor market led professional dentists to formalize agreements with companies and institutions, known as accreditations or agreements, as an alternative in the face of growing competition.

The relationship between health service providers and Health Plan Operators (PAHO) has become regulated, but also conflicting, with some dentists resisting the interference of the PAHO audit, which often results in the gloss of procedures. However, the regulation introduced by the National Supplementary Health Agency (ANS) has brought significant advances to the supplementary health sector.

The audit in dentistry has developed considerably as a quality control tool in health plan services. Its role is to evaluate the accuracy and technical-scientific quality of the treatments performed, ensuring rational and ethical care to users. The audit also provides important information to the administration of operators to improve operational performance and the quality of the services provided.

Dental auditors play an educational and conciliatory role, recommending corrective measures instead of punitive actions. They must have technical-scientific knowledge, impartiality, prudence and diplomacy. In addition, they must follow standards of conduct, including technical-professional competence, independence and professional zeal. Finally, knowledge in Legal Dentistry is essential for auditors, because the audit involves the realization of opinions, reports and ethical and legal considerations related to dental procedures. In addition, the evolution of the health audit has ceased to focus only on aspects such as glosses and costs to become a tool for evaluating quality, processes and results.

Key Words: Audit, dentistry

Resumo ID 3043, enviado por: Sandy Alana Reis Fernandes de Oliveira ,

Da instituição: Centro Universitário Unifacvest .