|
A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA PRÁTICA NA APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE LAGES/SC
|
MOLON, Mariana Lins, Graduada em Farmácia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais , Farmacêutica e Professora Universitária MARQUARDT, Eduard, Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais , Professor Orientador , , , , , , |
RESUMO |
Historicamente o ser humano utiliza símbolos para se comunicar, mostrando que a linguagem visual é predominante no ambiente de aprendizagem durante a evolução da espécie humana. Sendo assim, todas as áreas profissionais demandam processos de aprendizagem constantes, inclusive a área da saúde, que necessita da teoria aliada à prática para seus profissionais aperfeiçoarem suas técnicas. O objetivo deste trabalho é desenvolver como produto final, uma série de mapas mentais que contenham informações sucintas e relevantes quanto às práticas de preparo e administração de medicamentos utilizados na UPA de Lages/SC, com a finalidade de auxiliar os profissionais que prestam assistência à saúde na redução de erros durante o preparo e administração desses medicamentos. Este trabalho se trata de uma pesquisa-ação qualitativa, a qual associa a teoria com a prática da rotina de trabalho. Diante do exposto, foi identificado que a utilização de materiais lúdicos como os mapas mentais sendo disponibilizados aos profissionais da saúde, podem auxiliar a prática diária, podendo diminuir a taxa de erros relacionados ao preparo e administração dos medicamentos. |
Palavras Chave: Aprendizagem na saúde, Preparo de medicamentos, Administração de medicamentos, Mapa mental. |
THE USE OF MENTAL MAPS AS A PRACTICAL TOOL IN THE APPLICATION OF MEDICINES IN THE EMERGENCY CARE UNIT OF LAGES/SC
|
MOLON, Mariana Lins, Graduated in Pharmacy, Master's student of the Professional Master's Program in Transcultural Practices, Pharmacist and University Professor MARQUARDT, Eduard, Professor of the Professional Master's Program in Transcultural Practices, Teacher advisor , , , , , , |
ABSTRACT |
Historically, humans use symbols to communicate, showing that visual language is predominant in the learning environment during the evolution of the human species. Therefore, all professional areas demand constant learning processes, including the health area, which needs theory combined with practice for its professionals to perfect their techniques. The objective of this work is to develop as a final product, a series of mental maps that contain succinct and relevant information regarding the preparation and administration practices of medicines used in the UPA of Lages/SC, with the purpose of assisting professionals who provide health care in reducing errors during the preparation and administration of these medications. This work is qualitative action research, which associates theory with routine work practice. In view of the above, it was identified that the use of playful materials such as mental maps, which are made available to health professionals, can assist daily practice and can reduce the rate of errors related to the preparation and administration of medications. |
Key Words: Health learning, Preparation of medicines, Medication administration, Mental map. |
|
Resumo ID 2978, enviado por: Mariana Lins Molon, Da instituição: UNIFACVEST. |