Importância de abordar o tema zoonoses nas escolas

 

Roberta Sommavilla (Orientadora), Medica Veterinária, doutora em ciências- zootecnia, Medica veterinaria

Debora Serafim Hugen, Estudante de Medicina Veterinária, Estudante de Medicina Veterinária

Bruna De Souza Da Silva, Estudante de Medicina Veterinária, estudante

Leticia De Lourdes Camargo, Estudante de Medicina Veterinária, estudante

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RESUMO

Abordar as zoonoses nas escolas é crucial, especialmente em regiões tropicais como o Brasil. Essas doenças, transmitidas entre humanos e animais, são de grande interesse em saúde pública. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de se trabalhar sobre zoonoses nas escolas através de projetos de extensão, como o desenvolvido pelo LABETA – Laboratório de Bem-estar e Etologia Animal da Unifacvest. A promoção da saúde única demanda a colaboração entre Medicina Veterinária, Medicina Humana e outras áreas da saúde. O médico veterinário desempenha papel abrangente, envolvendo-se na assistência clínica a animais, defesa sanitária, pesquisa científica e ações na saúde pública. A escola, reconhecida como fonte vital de informações, pode fortalecer a saúde da população através de atividades como palestras, visitas a clínicas veterinárias e entrevistas com profissionais de saúde, tornando as crianças agentes multiplicadores. A educação sanitária, integrada ao currículo, trata as zoonoses como tema transversal, e destaca a necessidade de uma abordagem preventiva. A detecção precoce e medidas de controle reduzem a incidência de doenças. Torna-se fundamental instruir os estudantes sobre cuidados ambientais. Projetos de extensão, como os oferecidos pelo LABETA, exemplificam a importância de iniciativas práticas. Com isso, trabalhar sobre zoonoses nas escolas impacta positivamente comunidades, ao disseminar conhecimento de forma lúdica e promover abordagens interdisciplinares. Este esforço, como o projeto de extensão universitária, visa beneficiar crianças, acadêmicos e a sociedade, ao contribuir para o bem-estar e a saúde com ações concretas na comunidade.

Palavras Chave: Ensino. Projeto de Extensão Saúde única.

 

THE IMPORTANCE OF ADDRESSING ZOONOSES IN SCHOOLS

 

Roberta Sommavilla (Orientadora), Veterinarian, Veterinarian

Debora Serafim Hugen, student, student

Bruna De Souza Da Silva, student, student

Leticia De Lourdes Camargo, student, student

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ABSTRACT

Addressing zoonoses in schools is crucial, especially in tropical regions like Brazil. These diseases, transmitted between humans and animals, are of great public health interest. The objective of this work is to demonstrate the importance of working on zoonoses in schools through extension projects, such as the one developed by LABETA – Unifacvest's Animal Welfare and Ethology Laboratory. Promoting unique health requires collaboration between Veterinary Medicine, Human Medicine and other areas of health. The veterinarian plays a comprehensive role, being involved in clinical assistance to animals, health defense, scientific research and public health actions. The school, recognized as a vital source of information, can strengthen the population's health through activities such as lectures, visits to veterinary clinics and interviews with health professionals, making children multiplier agents. Health education, integrated into the curriculum, treats zoonoses as a transversal theme, and highlights the need for a preventive approach. Early detection and control measures reduce the incidence of disease. It is essential to instruct students about environmental care. Extension projects, such as those offered by LABETA, exemplify the importance of practical initiatives. Therefore, working on zoonoses in schools positively impacts communities, by disseminating knowledge in a playful way and promoting interdisciplinary approaches. This effort, like the university extension project, aims to benefit children, academics and society, by contributing to well-being and health with concrete actions in the community.

Key Words: Teaching. One Health. Extension Project

Resumo ID 2940, enviado por: Débora Serafim Hugen,

Da instituição: Unifacvet.