LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Aplicação de Inteligência Artificial na Educação em Engenharia Civil

Autor(es):

FERRARESE, Jhonn., BACHAREL, Engenhario civil, FERRARESE, Jhonn

, ,

, ,

, ,

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) na Educação em Engenharia Civil representa um fascinante horizonte de inovação, transformando fundamentalmente a forma como os futuros profissionais são educados. Num cenário onde a tecnologia avança a passos largos, a integração estratégica da IA promete redefinir os limites da aprendizagem, proporcionando não apenas um acesso mais personalizado ao conhecimento, mas também cultivando habilidades práticas essenciais. Nesta era de evolução tecnológica, exploraremos as diversas facetas dessa revolução educacional, desde a tutoria virtual até simulações práticas, destacando como a IA, amplifica a experiência na área da construção civil.

Objetivos:

Promover a eficácia e acessibilidade do ensino em Engenharia Civil por meio da aplicação estratégica de Inteligência Artificial na educação, visando proporcionar experiências de aprendizado personalizadas, práticas simuladas realistas e avaliações adaptativas, preparando assim os estudantes para os desafios dinâmicos e complexos da indústria.

Metodologia

Levantamento de Necessidades Educacionais
Desenvolvimento de Conteúdo Personalizado
Implementação de Simulações Virtuais
Integração de Ferramentas de Tutoria Virtual
Avaliação Automatizada e Feedback Adaptativo
Monitoramento de Desempenho e Identificação de Padrões
Treinamento de Modelos de IA com Dados do Mundo Real
Avaliação Contínua e Interativa

Considerações Finais:

A aplicação de Inteligência Artificial na Educação em Engenharia Civil representa uma revolução, redefinindo paradigmas educacionais ao transformar salas de aula em ambientes dinâmicos e adaptativos. A capacidade da IA de personalizar o aprendizado, simular experiências práticas e fornecer feedback instantâneo impulsiona essa transformação. Contudo, a celebração dos avanços vem acompanhada da ponderação sobre responsabilidades éticas e sociais, destacando a importância da equidade no acesso à educação e do papel essencial dos educadores. A colaboração entre tecnologia e ensino tradicional emerge como chave para o sucesso, promovendo uma experiência educacional rica, acessível e preparatória.

Referências Bibliográficas

343055683_Estudo_Prospectivo_Sobre_Inteligencia_Artificial_Aplicado_ao_Setor_da_Construcao_Civil
355603461_Utilizacao_de_indicadores_de_custo_para_analise_de_empreendimentos_edificacoes_da_construcao_civil
375107373_Comunicacao_integrada_na_coordenacao_de_projetos_BIM_para_construcao_civil

Pôster id: 3884, enviado por: Jhonn Gabriel Dias Ferrarese

Instituição de Origem: Centro Universitario Unifacvest: