LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Alimentos tóxicos para cães e gatosIntrodução s casos por intoxicação em cães e gatos, ainda é um fator alarmante para muitos médicos veterinários, visto que a maioria dos tutores ainda deixam seus animais domésticos ingerirem alimentos tóxicos de f

Não tem

Autor(es):

Nátani Susan Cardoso do Prado , Graduando em medicina veterinária , Estudante Centro Universitário Unifacvest

Maria fernanda Melo Waltrick, Graduando em medicina veterinária, Estudante Centro Universitário Unifacvest

Nathalia Ferreira Rogério, Graduando em medicina veterinária, Estudante Centro Universitário Unifacvest

Maria Eduarda de Farias Amado, Graduando em medicina veterinária, Estudante Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Introdução

Os casos por intoxicação em cães e gatos, ainda é um fator alarmante para muitos médicos veterinários, visto que a maioria dos tutores ainda deixam seus animais domésticos ingerirem alimentos tóxicos de forma acidental, pois a toxicidade de alguns alimentos ainda é desconhecido para muitos donos de pets. Alimentos açucarados (incluindo chocolate), estão entre os principais causadores de intoxicação em cães e gatos, assim como cebola, uva, alho, seguidos de outros alimentos. (HANDL; IBEN, 2010)
Os maiores casos de intoxicação ocorrem com cães, tendo uma porcentagem de até 80%, por conta de a espécie canina ter um apetite pouco seletivo.

Objetivos:

Este estudo tem como objetivo, a prevenção e o repasse de informações para os tutores e a comunidade de forma geral dos alimentos que são tóxicos aos cães e gatos. Visando sempre a saúde animal e prevenção de casos por toxidade alimentar, destacando os riscos e consequências para a saúde animal.

Metodologia

Foi desenvolvido uma pesquisa, com tutores de animais domésticos (cães e gatos) sobre alimentos tóxicos para os mesmos, nos dias 27, 28, 29 e 30 de outubro de 2023. Nessa pesquisa, tivemos o intuito de observar o conhecimento dos tutores em relação a alimentação de seus animais. A partir disso obtivemos resultados alarmantes, em que, a maioria dos tutores não tem o conhecimento sobre o assunto, isso gera uma preocupação sobre o bem estar animal.

Considerações Finais:

A prevenção é fundamental para evitar a intoxicação alimentar em cães e gatos. Monitorar cuidadosamente a dieta dos animais, manter alimentos tóxicos fora de seu alcance e buscar assistência veterinária imediata em caso de suspeita de intoxicação são práticas essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos animais. A informação e a atenção contínua são as melhores ferramentas para proteger nossos animais de estimação contra os riscos associados à ingestão de substâncias nocivas.

Referências Bibliográficas

Intoxicação em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais? in Lume UFRGS 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/251914/001153640.pdf?sequence=1. Acesso em 10 nov. 2023.

Pôster id: 3852, enviado por: Nátani Susan Cardoso, Maria fernanda Melo Waltrick, Nathalia Ferreira Rogério,Maria Eduarda de Farias Amado,Suiane Silvia Schmidt

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :