LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

DPOC Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Autor(es):

SLONGO, Mirelli, Graduanda em Fisioterapia , Estudante

RIBEIRO,André , Graduando em fisioterapia ,

AMARAL,Camilly, Graduanda em fisioterapia ,

MARTINS, Mirelli , Graduanda em fisioterapia ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A doença pulmonar obstrutiva crônica é progressiva e está relacionada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, sobretudo a fumaça de cigarro. Embora acometa primariamente os pulmões, diversas manifestações extrapulmonares relacionadas a esta enfermidade têm sidodescritas. Os aspectos principais envolvem principalmente a obstrução do fluxo de ar nos pulmões. Isso ocorre devido a alterações nos brônquios e nos alvéolos. Os principais elementos fisiológicos incluem: inflamação, broncoconstrição, hipersecreção de muco.

Objetivos:

Diante o tema abordado o objetivo é abordar as causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença visando aumentar a compreensão e conscientização sobre esse problema respiratório crônico.

Metodologia

Geralmente envolve uma combinação de avaliação clínica, teste de função pulmonar e exames complementares. Algumas formas de avaliação incluem: história clínica e exame físico, espirometria, radiografia do tórax, gasometria arterial e exames de sangue para sabermos o diagnóstico. sintomas são: Faltar de ar (dispinéia): inicialmente durante atividades físicas e, com o tempo, pode ocorrer mesmo em repouso; Tosse Crônica: persistente e muitas vezes acompanhada de expectoração.

Considerações Finais:

De acordo com o discutido acima, a DPOC deve ser considerada uma doença sistêmica e as manifestações extrapulmonares devem ser consideradas na avaliação de sua gravidade. Além disso, o tratamento destas manifestações pode modificar o prognóstico desses pacientes. A realização de novas investigações relacionadas à elucidação das manifestações sistêmicas faz-se necessária para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento, principalmente quanto ao estado nutricional e à disfunção dos músculos esqueléticos periféricos, o que pode resultar em melhora da tolerância ao exercício e do estado geral de saúde desses pacientes.

Referências Bibliográficas

Manifestação Sistêmica na doença pulmonar obstrutiva crônica* Systemic Manifestations in Chronic Obstructive Pulmonary Disease VICTOR ZUNIGA DOURADO1, SUZANA ÉRICO TANNI2, SIMONE ALVES VALE2, MÁRCIA MARIA FAGANELLO3, FERNANDA FIGEUIRÔA SANCHEZ, IRMA GODOY

Pôster id: 3818, enviado por: Mirelli da Roza Slongo

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: