LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Demonstração de Resultado do Exercício

Autor(es):

MORTARI, Géssia, Graduando em Ciências Contábeis , Ingrid

SILVA, João Marcos, Graduando em Ciências Contábeis ,

BUENO, Joice, Graduando em Ciências Contábeis ,

FONTOURA, Karen, Graduando em Ciências Contábeis ,

Categoria:

V Gestão, financiamento e legislação.

Introdução

A história da DRE (Demonstração do resultado do exercício)
no Brasil começa a partir da lei criada em 1976, a lei no 6.404 também conhecida como Lei das Sociedades por Ações ou Lei das S/A, foi criada no Brasil com o objetivo de regulamentar as sociedades anônimas. Ela entrou em vigor em 15 de dezembro de 1976 e substituiu a Lei 2.627/55, que tratava do mesmo assunto, mas já estava defasada e não atendia mais às necessidades do mercado e da economia brasileira.

Objetivos:

O objetivo deste artigo é apresentar a importância e as características da Demonstração do resultado do exercício para intendemos melhor sua pratica e importância diante do cenário econômico para as empresas.

Metodologia

Um dos principais relatórios contábeis utilizados para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa em um determinado período de tempo. Ela é parte integrante das demonstrações financeiras e tem como objetivo principal apresentar o resultado econômico da empresa, evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, ou seja, se houve lucro ou prejuízo durante o período analisado.

Considerações Finais:

Podemos compreender como essa demonstração é essencial para avaliar a saúde financeira de uma empresa, permitindo que as partes interessadas compreendam seu desempenho e tomem decisões de forma mais clara e ampla.

Referências Bibliográficas

https://pt.wikipedia.org/ https://www.contabilizei.com.br

Pôster id: 3767, enviado por: Géssica Ribeiro Mortari

Instituição de Origem: Unifacvest: