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QUALIDADE DE VIDA, PROBLEMAS SOCIAIS URBANOS E O RIO TUBARAO

Autor(es):

PEREIRA, Fátima Regina da Silva, Geógrafa, Doutora em Engenharia de Produção, Mestre, Licenciada e Bacharel em Geografia, Professora e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia -EAD- do Centro Universitário Unifacvest

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Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

O meio ambiente urbano é o ambiente construído pelo homem em áreas urbanas e compreende todos os espaços, estruturas e elementos presentes nas cidades, como ruas, edifícios, parques, praças, sistemas de transporte, comércios, indústrias, entre outros. No entanto, o meio ambiente urbano não se resume apenas às estruturas físicas, mas também engloba a interação entre os seres humanos e o ambiente construído. Isso inclui as atividades realizadas pela população, como trabalho, consumo de recursos naturais e geração de resíduos. Desta forma, o presente artigo buscou analisar as principais intervenções humanas que contribuem para o processo de enchentes, alagamentos e inundações do Rio Tubarão-SC.

Objetivos:

É importante destacar que o meio ambiente urbano apresenta desafios significativos, como a degradação dos recursos naturais, a falta de espaços verdes, a desigualdade social e a falta de infraestrutura adequada. Esses problemas têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas e na sustentabilidade das cidades. Neste sentido, este artigo buscou analisar, de maneira holística o espaço urbano ao redor do Rio Tubarão, para destacar as alterações causadas pelo processo de urbanização.

Metodologia

Para a identificação e delimitação do problema “é pressuposto uma imersão do pesquisador na vida e no contexto (...) para descobrir os fenômenos além de suas aparências imediatas” (CHIZOTTI, apud PEREIRA, 2019). Desta forma, utilizamos o estudo de caso por ser um processo que coleta, registra e analisa os dados de um objeto de estudo. Com ele, foi possível traçar um desenho que permitiu ter uma visibilidade maior da real situação e sugerir ações que minimizem os problemas elencados

Considerações Finais:

Com a urbanização desordenada e a ocupação das áreas lideiras ao rio, as matas ciliares vão sendo substituídas pelas moradias inadequadas, aumentando as áreas de risco, a poluição hídrica, a diminuição da drenagem, ampliação dos problemas. Pequenas ações, através de um programa educacional, que levem à sensibilização ambiental, produzirão ao longo do tempo, uma melhora significatica na qualidade de vida da região. É muito importante dar continuidade nessas análises para usar como base de dados no planejamento e gestão das cidades, minimizando os impactos negativos à população e ao ambiente. Pequenas ações, através de um programa educacional, que levem à sensibilização ambiental.

Referências Bibliográficas

DIAS, Genebaldo Freire. Pegada ecológica e sustentabilidade humana. São Paulo: Gaia, 2006.
LEFT, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez,2011.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed. São Paulo:Cortez.2018.
PEREIRA, Fátima Regina da Silva. Reconstruindo o paradigma ambiental através da educação para a sustentabilidade [recurso eletrônico] / Fátima Regina da Silva Pereira. – Florianópolis: Contexto Digital Tecnologia Educacional, 2019. (Ebook).

Pôster id: 3676, enviado por: Fátima Regina da Silva Pereira

Instituição de Origem: UNIFACVEST: