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ALIMENTOS COMERCIAIS NATURAIS E ORGÂNICOS PARA CÃES E GATOS

Autor(es):

VITALI, Renata Beterli, Graduando de Medicina Veterinaria, Aluno de graduação

DA ROSA,Selena Souza, Graduando de Medicina Veterinaria, Aluno de graduação

BRANCO,Leonardo, Graduando de Medicina Veterinaria, Aluno de graduação

PELISSARI,Fabio, Graduando de Medicina Veterinaria, Aluno de graduação

Categoria:

IV Cultura, Inclusão e Diversidade;

Introdução

Os alimentos comerciais para animais de estimação são formulados com o objetivo de atender às necessidades específicas de nutrientes para suprir os diferentes estados fisiológicos de cães e gatos, como filhotes, idosos, crescimento, manutenção, comorbidades etc. (Carcioni; Jeremias, 2010). Os nutrientes utilizados são as proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais que são necessários para otimizar o desempenho dos animais de companhia, priorizando o bem estar Onimal (França et al., 2011). Estes nutrientes são adquiridos con o uso de ingredientes que devem ser selecionados de acordo com a sua qualidade, palatabilidade e características fisiológicas dos animais.

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre o mercado de alimento comercial natural e orgânico para cães e gatos. Além disto, entender o interesse da população neste tipo de alimento, com o intuito de trazer pontos importantes sobre o tema abordado, apontando questões importantes para que os tutores possam avaliar qual o melhor tipo de alimentação para seus pets.

Metodologia

Para proporcionar informação sobre o mercado atual e a procura por parte dos tutores de alimentação comercial natural e
orgânica para os cães e gatos, foi preparado um questionário que foi aplicado em agropecuárias nas cidades de Lages (SC), Vacaria (RS) e Monte Alegre (RS).Qual a média mensal de rações de linhas naturais e orgânicas são vendidas por mês?O valor destes alimentos é mais alto, mais baixo ou equivalentea ração mais comercializada nesse estabelecimento?

Considerações Finais:

Com base nas entrevistas realizadas com as agropecuárias selecionadas, as respostas obtidas foram unânimes para a maioria das questões. De acordo a pesquisa, de 10 a 20 unidades de rações de linhas naturais e orgânicas são vendidas por mês, sendo baixa a procura pelos tutores, e sendo quase sempre os mesmos clientes a buscarem por estes produtos. Entre as marcas ofertadas no comércio, três em específico foram as mais citadas: All Love, Pro Plan e Premier Nattu. Já financeiramente, estes alimentos não são tão rentáveis para os comerciantes devido ao seu alto custo produto e, consequente baixa procura e comercialização.

Referências Bibliográficas

CARCIOFI, A.C., JEREMIAS, J.T. Progresso cientifico sobre nutrição de animais de companhia na primeira

década do século XXI. R. Bras. Zootec., v. 39, p. 28-41, 2008 FRANÇA et al. Avaliação de ingredientes convencionais e alternativos em rações de cães e gatos. R. Bras.

Zootec., v. 40, p. 222-231, 2011. REINO, L.F. et al. A alimentação natural para cães e gatos. J. MedVet Science FCAA, vol. 2, n. 2, p. 44-48,

2020 Disponivel em https://www.fea.br/wp-content/uploads/2020/11/Nutricao-v.2-1.2-103p.- 2020.pdf#page=44>. Acessado em: 15 de novembro de 2023.

WILLARD, T. Choosing and sourcing the best ingredients. In:

KVAMME, J.L.; PHILLIPS, T.D. (Eds.) Petfood technology. Mt Morris: Watt, p.76-81, 2003

Pôster id: 3675, enviado por: Selena Souza da Rosa

Instituição de Origem: UNIFACVEST: