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TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Autor(es):

PEREIRA, Fátima Regina da Silva, Geógrafa, Doutora em Engenharia de Produção, Mestre, Licenciada e Bacharel em Geografia, Professora e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Coordenadora do Curso de Licenciatura em Geografia -EAD- do Centro Universitário Unifacvesta Unifacvest

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Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

A proposta de desenvolver esta pesquisa nasceu durante as reuniões de assessoramento pedagógico nas escolas municipais de Florianópolis, ao discutirmos o enquadramento da Educação Ambiental, como tema transversal em todas as disciplinas e não somente na disciplina de ciências. A inquietação ocorre quando não podemos mais afirmar que se faz Educação Ambiental sem qualificá-la, desenvolvendo ações pontuais de uma disciplina ou de uma série somente. Desta forma, a dimensão ambiental da educação busca se inserir no paradigma que Capra designou como visão holística ou ecológica do mundo integrado, ou seja, não podemos mais analisar os problemas ambientais isoladamente. (CAPRA apud PEREIRA, 2019)

Objetivos:

o objetivo deste estudo foi desenvolver um programa de sensibilização ambiental que estimulasse a conscientização da necessidade de teremos um processo permanente de Educação Ambiental escolar que garanta um meio ambiente de qualidade e o direito à vida saudável nas comunidades escolares da Rede Municipal de Florianópolis, de forma integrada e interdisciplinar.

Metodologia

Este artigo é resultado do uso combinado de técnicas de pesquisa denominada “Princípio ou técnica de triangulação”, onde vamos desenvolvendo até o momento que chamamos de “ponto de saturação” (MARTINELLI apud PEREIRA, 2019). A pesquisa qualitativa foi utilizada, para identificar a relação dinâmica entre o sujeito e o objeto, entre o mundo subjetivo e a subjetividade do sujeito. (CHIZOTTI, apud PEREIRA, 2019).

Considerações Finais:

Sabemos que não é mais suficiente falar de uma educação Ambiental genérica, conjugada no singular. Também identificamos grande dificuldade para a construção deste projeto pela descontinuidade dos professores, que rompem com o processo em andamento. A continuidade das atividades de Educação Ambiental vai depender do envolvimento e do comprometimento dos educadores em cada unidade escolar. Não existe uma fórmula pronta para transformar a Educação Ambiental numa prática transversal de sucesso. Mas esse processo tem que ser construído com diferentes perspectivas, interesses e ideologias, levando-se em conta as peculiaridades, resistências, contradições e conflitos existentes em cada comunidade.

Referências Bibliográficas

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1991.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2022

LEFT, Enrique. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez,2011.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2.ed. São Paulo:Cortez.2018.

PEREIRA, Fátima Regina da Silva. Reconstruindo o paradigma ambiental através da educação para a sustentabilidade [recurso eletrônico] / Fátima Regina da Silva Pereira. – Florianópolis: Contexto Digital Tecnologia Educacional, 2019. (Ebook).

REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e a representação social.8. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

Pôster id: 3661, enviado por: Fatima Regina da Silva Pereira

Instituição de Origem: UNIFACVEST: