LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Laços divertidos: jogos cooperativos com lápis e barbante

Autor(es):

RODRIGUES, Renato , Professor da disciplina de Atividade Formativa II (2023.2), do Curso de Educação física Universitário FACVEST-UNIFACVEST e orientador do artigo. Coordenador do Curso de Pedagogia (UNIFACVEST). Pedagogo (FEDAVI/UNIDAVI), Psicopedagogo/Especialização , Professor

ALVES, Kauan da Silva , Graduando ensino superior , Acadêmico

VINGLA, Bruno dos Santos , Graduando ensino superior , Acadêmico

CONRADO, Kauan de Sá Conrado , Graduando ensino superior , Acadêmico

Categoria:

IV Cultura, Inclusão e Diversidade;

Introdução

INTRODUÇÃO
Desenvolvemos uma abordagem de aula inovadora trazendo uma dinâmica de jogo
/brincadeira do "Lápis e barbante" para a turma do 2° ano do ensino fundamental, no colégio industrial de Lages. Saindo do foco da competitividade e promovendo a importância dos jogos cooperativos, tanto para ambiente escolar quanto para a convivência dos alunos.

Objetivos:

OBJETIVOS
1- Fazer os alunos, professores e entre outros presentes compreender a atividade proposta com a finalidade de promover, a educação, o respeito, cooperação, companheirismo e etc.
2- Estimular coordenação motora e visual: na atividade será trabalhada em grupo onde todos irão visualizar o objetivo e ter uma coordenação sincronizada.
3- Promover as atividades cooperativas nas escolas: mostrar para os alunos e professores uma nova forma de competir e se divertir estimulando a mente e corpo.

Metodologia

METODOLOGIA
A metodologia usada foi a de vivência, mas como algo fictício onde não presenciamos as aulas com os alunos, desenvolvemos nossa ideia para visitas futuras em escolas onde vamos praticar a vivência levando as atividades que desenvolvemos sobre os jogos.Neste trabalho montamos um plano de aula que poderá ser usado adiante na disciplina de Novos Caminhos Para os
Profissionais da Educação.
As ideias dos planos de aula foram Discutidas em sala de aula entre todos para melhor entendimento.

Considerações Finais:

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O plano de vivência sobre jogos cooperativos trouxe um bom resultado para todos, conseguimos enriquecer nossos planos de aula, aprender uma "nova" metodologia de ensino, onde agrega mais o cooperativismo na escola e na sociedade, o trabalho teve resultados positivos para nós futuros educadores que iremos trabalhar de uma forma correta com nossos alunos e levar para todos esse método de ensino cooperativo.

Referências Bibliográficas

REFERENCIAS
Brasil. Ministério da Educação. (2017). "Base Nacional Comum Curricular (BNCC)." Brasília, DF.
MATEUS PETITO Orientador: Prof. Ms. Sérgio Adriano Gomes BRASÍLIA (2013) UNICEUB.
MARIZETE QUERINI Orientador: Fabio Mucio Stinghen PARANÁ

Pôster id: 3633, enviado por: Kauan de Sá Conrado

Instituição de Origem: Unifacvest :