|
|
O Sítio do Seu Lobato |
|
Autor(es): SILVA, Dailane da., Graduanda em Tecnologia Educacional., Aluno Graduando Oliveira, Cristian Roberto Antunes de. , Professor, Doutor, Professor da Disciplina: Metodologias Ativas, do Curso de Tecnologia da Educação , , , , | |
Categoria: II Educação e comportamento; |
|
|
|
Introdução O plano pedagógico para o Pré I "matutino" foi inspirado na obra de Monteiro Lobato e busca desenvolver as crianças cognitiva, emocional, social e motoramente. Incentiva a criatividade, independência e valorização da diversidade cultural. O ambiente escolar deve ser estimulante, favorecendo a autonomia, autoconfiança, expressão artística e respeito pela diversidade. O plano abrange várias áreas, incluindo linguagem oral e escrita, matemática, expressão artística e história. As crianças serão avaliadas por meio de observação contínua, com o objetivo de adquirir conhecimento, confiança em suas capacidades e respeito pela diversidade. |
Objetivos: Desenvolver a autonomia, autoconfiança, respeito e interesse pela diversidade, coordenação e observação dos movimentos, habilidades manuais e expressão artística. Estes objetivos buscam promover o desenvolvimento das crianças em aspectos cognitivos, emocionais, sociais e motores, além de prepará-las para desafios futuros e uma participação ativa na sociedade |
Metodologia É importante adotar metodologias pedagógicas adequadas ao desenvolvimento infantil, como aprendizagem baseada em projetos, lúdica e colaborativa. Atividades práticas, exploração e descoberta, contação de histórias, recursos tecnológicos e avaliação formativa também são úteis. A integração de diferentes áreas do conhecimento e a promoção de experiências culturais são importantes para o desenvolvimento. A flexibilidade e a adaptação são fundamentais ao lidar com crianças em idade pré- |
Considerações Finais: Este plano buscou promover o desenvolvimento integral das crianças, estimulando a criatividade, a autonomia e o respeito pela diversidade. A avaliação contínua permitiu a adaptação das atividades de acordo com as necessidades individuais de cada criança. As atividades práticas incentivaram a curiosidade e a aprendizagem significativa, contextualizando o aprendizado. Enfatizou-se a importância do respeito pela diversidade e aprimoramento contínuo. As atividades colaborativas e de grupo incentivaram a interação social refletindo o compromisso com a educação de qualidade e a preparação das crianças para o futuro. |
Referências Bibliográficas Galinha Pintadinha. Seu Lobato. YouTube, Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3r4cadv1cmw. |
|
Pôster id: 3572, enviado por: Dailane da Silva Instituição de Origem: Unifacvest: |