LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Educação Digital e Letramento Matemático

Autor(es):

Lima, Gilson Carlos Antunes de., Graduando em Tecnologia Educacional, Aluno de Graduação

Oliveira, Cristian Roberto Antunes de. , Professor Doutor, Professor da Disciplina: MetodoIogias Ativas, do Curso de Tecnologia da Educação

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

No cenário educacional atual, a Educação Digital e o Letramento Matemático desempenham papéis de extrema importância na formação das novas gerações.
É fundamental que os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental adquiram não apenas habilidades matemáticas sólidas, mas também competências digitais que os preparam para um futuro cada vez mais tecnológico. Nesse contexto, este plano de aula visa unir esses dois pilares de aprendizado de maneira envolvente e eficaz.

Objetivos:

Compreender as diferentes interpretações da multiplicação, incluindo a adição de parcelas iguais e a disposição retangular.
Aperfeiçoar habilidades de resolução de problemas de multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 10.
Utilizar estratégias de design e registros planejados para solucionar problemas de multiplicação
com sucesso.

Metodologia

Será abordada a compreensão da multiplicação através de adição e configuração retangular. Além disso, serão desenvolvidas estratégias para o design e resolução de problemas, com o auxílio de atividades interativas, como a Roleta da Multiplicação e jogos didáticos. Utilizaremos a plataforma WordWall.com para explorar e avaliar o aprendizado dos alunos.
A avaliação será realizada de forma contínua, com monitoramento constante do desempenho, além de uma avaliação final.

Considerações Finais:

Compreensão dos diferentes significados da multiplicação, evidenciado pela discussão em sala de aula e aplicação em exercícios práticos.
Progresso na resolução de problemas de multiplicação, incluindo o uso de estratégias de cálculo como tabelas.
Capacidade de aplicar estratégias de design planejadas e registros adequados para solucionar problemas de multiplicação.
As discussões após a implementação do plano de aula identificaram áreas de sucesso, como o uso de recursos digitais interativos, e áreas que precisam ser ajustadas. As atividades práticas e a ênfase na resolução de problemas foram fundamentais para consolidar o letramento matemático dos alunos.

Referências Bibliográficas

Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 184 p. (1994).
Ministério da Educação do Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 11 de outubro de 2023.
WordWall.com. Plataforma de recursos educacionais interativos. Disponível em: https://www.wordwall.net/. Acesso em: 08 de Outubro de 2023.

Pôster id: 3559, enviado por: LUIS FELIPE STANCKE

Instituição de Origem: UNIFACVEST: