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RECICLAR: ATO TRANSFORMAR, EDUCAR E GERAR SUSTENTABILIDADE

Autor(es):

SELLERI,camille, graduanda, aluno graduação

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Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

O presente projeto de vivência propõe uma abordagem interdisciplinar e imersiva destinada a estudantes do 5° ano - anos iniciais, do ensino fundamental. Queremos promover a conscientização sobre questões ambientais na comunidade, tendo foco na coleta seletiva, por meio de iniciativas educativas e práticas sustentáveis contribuindo para o exercício da cidadania.

Objetivos:

Estimular os alunos a identificar problemas ambientais ao seu redor, como lixões, poluição, poluição industrial, poluição nas águas entre outros, procurar soluções para esses problemas. Isso visa motiva-los na busca por soluções para questões ambientais locais, promovendo um senso de responsabilidade e ação exercendo assim seu papel de cidadão construindo pensamento crítico, capacitando os alunos a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Metodologia

Pensando na aprendizagem de forma integral, iremos dispor de diversos materiais didáticos, como os recicláveis, papelão, garrafas pet, tintas e afins, além dos recursos digitais como vídeos explicativos que irão auxiliar na construção deste projeto, como se adaptar a tecnologia atual. Para complementar nossa ideia, a coordenação da escola irá convidar parceiros que tenham conhecimento sobre o assunto para enriquecer ainda mais a experiência de cada um ali que estará presente, tais como secretari

Considerações Finais:

É crucial lembrar que a sustentabilidade vai além de ações isoladas, é um modo de pensar e viver que considera o equilíbrio entre as necessidades atuais e a preservação dos recursos para o futuro. O aprendizado contínuo e a conscientização sobre questões ambientais são essenciais. Cada um de nós pode desempenhar um papel importante ao adotar práticas sustentáveis, influenciar as pessoas ao nosso redor e apoiar iniciativas que promovam um mundo mais sustentável. Ao fazer isso, não apenas estamos preservando recursos naturais, mas também assumindo a responsabilidade e o cuidado para com as gerações futuras. É um compromisso comum que, quando assumido por todos, fortalece a esperança de um futu

Referências Bibliográficas

RODRIGUES, Renato; GONÇALVES, José Correia. Procedimentos de metodologias científicas. 10. ed. Lages:
PAPERVEST, 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. BRASIL.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
NOVA ESCOLA. Lixo como forma de poluição. *Disponivel em:" chttps://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/Sano/geografia/lixo-como-forma-de-poluicao/5057>"Acessoem:"nov/2023.

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Instituição de Origem: unifacvest: