LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CARDIOMIOPATIA EM CÃES DE GRANDE PORTE

Autor(es):

Silva, João Vitor , Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

Valmor, Lucas, Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

Lopes, Guilherme, Acadêmico do curso de Medicina Veterinária, Aluno de graduação

PADILHA, Deisy, Médica Veterinária, Professora do Centro Universitário Unifacvest

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

A cardiomiopatia dilatada (CMD) é uma condição cardíaca grave que afeta cães de grande porte, apresentando-se como uma das principais doenças do sistema circulatório. Essa patologia é caracterizada pelo enfraquecimento e dilatação das câmaras cardíacas, especialmente o ventrículo esquerdo, comprometendo a capacidade do coração em bombear sangue de maneira eficiente para o corpo. Cães de grande porte, devido ao seu tamanho e peso, estão particularmente predispostos a desenvolver essa condição (BORGES,2016).

Objetivos:

Este trabalho tem como objetivo aprofundar a compreensão dos sinais clínicos e estratégias de tratamento associadas à cardiomiopatia dilatada em cães de grande porte.

Metodologia

Através das plataformas google acadêmico e Scielo, buscou-se dados para o desenvolvimento deste trabalho, a fim de garantir informações verídicas e de fontes confiáveis sobre a temática.

Considerações Finais:

Conclui-se que a cardiomiopatia geralmente não tem cura e a regressão espontânea é improvável. As metas primárias do tratamento são amenizar os sinais clínicos de insuficiência cardíaca e prolongar a vida. Deve ser feito o diagnostico correto a fim de tratar e monitorar os cães de raças de grande porte ou gigantes, com o intuito de evitar a reprodução dos animais portadores ou com histórico familiar de cardiomiopatia dilatada, pode ser útil para reduzir a incidência da doença.

Referências Bibliográficas

1. AGIANNICO, A. T.; MUZZI, R. A. L.; LIMA, L. MESQUITA, L.R.; SOUZA, Y.C.P. MUZZI, L.A.L. Suplementação alimentar para o paciente cardiopata – Revisão de literatura. Revista científica eletrônica de medicina veterinária, 2013.
2. BORGES, O. M. M.; ARAÚJO, S. B.; AZEVEDO, S. S.; TANIKAWA, A.; SANTANA, V. L.; SILVA, R. M. N.; SOUZA, A. P. Estudo clínico e de fatores de risco associados às alterações cardiovasculares em cães, 2016.

Pôster id: 3247, enviado por: João Vitor da Silva

Instituição de Origem: Unifacvest: