LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A importância da castração na promoção do bem-estar animal e saúde pública

Autor(es):

KLOCK,Amanda, Ensino médio completo , Graduanda de Medicina Veterinária

SANTOS, Bruna, Ensino médio completo , Graduanda em Medicina Veterinária

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Entre os principais motivos evocados para justificar a necessidade da castração dos animais de estimação, é que se trata de uma questão de saúde pública que evita a procriação desordenada. Castrar é a única maneira de conter a superpopulação dos animais de rua. Além disso, a castração reduz riscos de problemas de saúde do animal e também auxilia nas questões comportamentais, as fêmeas não entram no cio, reduz o instinto de demarcação de território e diminui a agressividade (Gonçalves, 2014).
Um dos maiores fatores de cães e gatos não serem castrados é pela dificuldade dos tutores em pagar as cirurgias de castração e assim optam em utilizar a "vacina anti-cio", um método hormonal mais barato.

Objetivos:

O intuito da pesquisa é alertar sobre os riscos da “vacina anti-cio” e a importância de castrar seus animais de estimação.

Metodologia

O uso de contraceptivos hormonais em gatas e cadelas é muito utilizado por tutores, a fim de economizar, mas o uso incorreto e com muita frequência causa doenças graves e que podem levar a óbito. A aplicação das progestinas não pode ocorrer após o cio, pois já é um período que o organismo das fêmeas produz muita progesterona e essa superexposição de fonte exógena contribui com o aparecimento de piometra, hiperplasia mamária e distocia fetal (Melo et al., 2022).

Considerações Finais:

A castração é o método mais benéfico a ser utilizado, pois traz menos riscos e possui vários benefícios. Além de impossibilitar a reprodução e ninhadas indesejadas, reduz os comportamentos de cio e passeios externos que evitam de contrair doenças transmissíveis, sofrer maus-tratos e atropelamentos. Também previne de doenças como gravidez psicológica, enfermidades mamárias, uterinas e ovarianas e distúrbios testiculares. A diminuição da superpopulação e abandonos se destacam, pois contribui para a saúde pública.

Referências Bibliográficas

ADAMI, Larissa Raquel Martins; GARCIA, Giovana Alcantara; ANGRIMANI, Daniel De Solza Ramos. DISTOCIA NA CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS. Revista Multidisciplinar em Saúde, v. 2, n. 3, p. 90-90, 2021. FOSSUM, Theresa Welch. Cirurgia de pequenos animais. Elsevier Brasil, 2015.
GONÇALVES, Caroline Schönhofen. Castração de Animais de Estimação: Uma Abordagem Antropológica. 2014.
LIMA, Luiz Ricardo Silva. Piometra em cadelas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em,2020.
MELO, Evelynne Hildegard Marques de et al. Aspectos envolvidos nas desordens reprodutivas de cadelas e gatas expostas a progestinas. Rev. CFMV (Online), p. 26-32, 2022.
PAUTA, E. A importância da castração. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2023.

Pôster id: 3136, enviado por: Amanda de Almeida Klock

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :