LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor(es):

SILVA, Renata Andriele Varela da , Graduanda em Educação Física, Graduanda em Educação Física

SOUSA, Francisco José Fornari, Graduando em Educação Física, Mestre em Ciência da computação e Doutorado em Medicina Veterinária, Coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST.

FAGUNDES, Adriana Letícia Rodrigues, Graduação em Educação Física pela UFSM, Especialização em Ciência do Movimento Humano pela UFMS. Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Professora efetiva do Município de Lages. Professora do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

A educação inclusiva tem sido um tema bastante debatido nos últimos anos, visto que a dificuldade para tal ação ainda existe No caso de estudantes com TEA o processo de inclusão exige do professor diversos cuidados em seu planejamento a fim de o incluir nesse processo, sendo assim, é importante que o professor de Educação Física reveja suas práticas a fim de conseguir incluir e formar esse indivíduo como os demais estudantes da turma. O professor de Educação Física precisa sempre estar em formação para que busque diferentes estratégias e ferramentas para aprimorar o processo de inclusão em suas aulas.

Objetivos:

Pesquisar o processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física.

Metodologia

Pesquisa de revisão sistemática Foi utilizada a base de dados do Google Acadêmico A análise foi feita a partir do encadeamento de ideias propostas nas pesquisas utilizadas.

Considerações Finais:

O processo de formação continuada se faz essencial para que a inclusão ocorra nestas aulas, já que são essenciais no processo de desenvolvimento físico, psíquico e motor.

Referências Bibliográficas

DE
OLIVEIRA, Alexandre Martins LIMA, Ezequiel Pereira Inclusão no âmbito escolar autismo e educação física, 2020.
RODRIGUES, Renato GONÇALVES, José Correa Procedimento de metodologia científica 9 ed Lages, SC PAPERVEST 2020.

Pôster id: 3077, enviado por: Francisco José Fornari Sousa

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: