LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

SAÚDE OCUPACIONAL E FATORES DE RISCO RELACIONADO AO ESTRESSE DO CIRURGIÃO DENTISTA

Autor(es):

PEREIRA, Nilcéia. S, Graduanda em Odontologia, Aluna de graduação

LIMA, Simone. A. M., Graduanda em Odontologia, Aluna de graduação

MADRUGA,Kevin. B., Graduando em Odontologia, Aluno de graduação

ANDRADE, Vitor. G., Graduando em Odontologia, Aluno de graduação

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Para Manchesski (1998), “o estresse é uma manifestação que o organismo apresenta em razão do cansaço físico e psicológico, proveniente de intensas e desgastantes atividades, tanto de natureza física como mental.”
O estresse é uma doença crônica recorrente que, a longo prazo, pode ocasionar incapacidade para o trabalho e gerar riscos à saúde. Na atividade odontológica, o número de casos de profissionais com estresse extremo e ansiedade vem crescendo cada vez mais devido ao alto número de atendimentos durante a sua jornada diária de trabalho. Controlar o estresse pode parecer difícil, mas medidas preventivas podem auxiliar e melhorar a qualidade de vida desse profissional.

Objetivos:

Abordar por meio de revisão de literatura os fatores determinantes do estresse apresentados pelos cirurgiões-dentistas em jornada exagerada de trabalho e ressaltar os mecanismos desencadeadores da doença, os principais sintomas e as medidas adotadas para melhorar a qualidade de vida.

Metodologia

O presente trabalho teve como base uma pesquisa bibliográfica na área de ergonomia relacionada a odontologia.

Considerações Finais:

O estresse ocupacional vem sendo cada vez mais prevalente no dia a dia de cirurgiões-dentistas devido a excessiva jornada de trabalho. A conscientização dos riscos e medidas preventivas de saúde ocupacional são extremamente importantes para a melhora na qualidade de vida e longevidade da carreira profissional do cirurgião dentista.

Referências Bibliográficas

MANCHESSKI, R. Estresse profissional: como administrar. APCD Jornal, São Paulo, mar. 1998, p. 10-11.
MATIAS, K. K; et al. Ambiente profissional e percepção do estresse pelo cirurgião-dentista. 2004. Disponível em:
https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede/3050/1/Karolina%20Kellen%20Matias.pdf
OLIVEIRA, J. R.; SLAVUTZKY, S. M. B. A Síndrome de Burnout nos cirurgiões-dentistas de Porto Alegre, RS. Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 45- 50, dez. 2001
SANTOS CHAVES, Raissa; DE JESUS PINHEIRO, Cláudia; VIEIRA MANIA, Taiomara. Estresse Ocupacional de Cirurgiões-Dentistas que exercem Docência em uma Faculdade Privada. Id on Line. Revista de Psicologia, v. 16, n. 59, 2022. Disponível em :
file:///C:/Users/cliente/Downloads/3225-Texto%20do%20Artigo-9117-13458-10-20220228.pdf

Pôster id: 3061, enviado por: Nilcéia da Silva Pereira

Instituição de Origem: Centro universitário UNIFACVEST: