LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

PAINEL SENSORIAL

Autor(es):

BORGES, ADRIANA , GRADUANDO(A) EM PEDAGOGIA, ALUNO(A) DE PEDAGOGIA

CORREA, MARILENE , GRADUANDO(A) EM PEDAGOGIA , ALUNO(A DE PEDAGOGIA

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

o painel sensorial faz com que a criança toque e sinta com as mãos as diversas formas e texturas,trabalha-se a coordenação motora e sensorial de forma prazerosa na qual a criança desenvolve o seu processo cognitivo

Objetivos:

Demonstrar através do contato com diferentes texturas e estimular elas a aprender a lidar com suas emoções e sensações e expressar de maneira adequada. Desenvolver a empatia que as crianças aprendem a reconhecer e respeitar as diferenças entre si e entre os outros.

Metodologia

As atividades sensoriais são brincadeiras que tem como foco despertar o contato físico com varias formas, utilizamos esponjas, lixas, macarrão algodão, feijão, pipoca e vários tipos de tecido para que as crianças possa identificar texturas, formatos, cores, espessuras

Considerações Finais:

A aula sobre painel sensorial foi enriquecida, uma aula dinâmica, brincar, investir um um dialogo positivo. Os resultados demonstram o aprendizado e desperta interesse dos alunos

Referências Bibliográficas

http://www.chaves-saude.com/artigos/2019/01/14/porque-e-tao-importante-estimulacao-sensorial-na-primeira-infancia/
https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586182/2/Livro%20ESTIMULA%C3%87%C3%83O%20PRECOCE%20NA%20PRIMEIRA%20INF%C3%82NCIA.pdf
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
Secretaria de Estado da Educação. Currículo base da educação infantil e do ensino fundamental do território catarinense / Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação. – Florianópolis: Secretaria de Estado da Educação, 2019.

Pôster id: 2989, enviado por: ADRIANA DE FATIMA BORGES; MARILENE RIBEIRO CORREA

Instituição de Origem: UNIFACVEST :