|
|
Painel Sensorial |
|
Autor(es): ANDRADE,Sabrina Garcia de, Graduando em Pedagogia , Acadêmico Unifacvest MOTA, Deise da Silva , Graduando em Pedagogia , Acadêmico Unifacvest GEVAERD, MERCEDES Maria, Mestre em Educação e Cultura - UDESC, Especialização em Arte e Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Especialista em Tutoria em Educação a Distância UNIFACVEST, professora e tutora - UNIFACVEST , Professora do Centro Universitário Unifacvest. , , | |
Categoria: II Educação e comportamento; |
|
|
|
Introdução O painel sensorial do tato é inestimável para a nossa sobrevivência e função diária. Ele nos permite detectar perigos, como objetos afiados ou quentes,além de nos ajudar a realizar tarefas diárias, como segurar um objeto ou sentir a consistência dos alimentos.Trabalhar simultaneamente as funções audiovisuais, coordenação motora, manual, tato, números e letras.Estas atividades visam o amadurecimento dos sistemas e das habilidades necessárias para integração das crianças. |
Objetivos: Estimular a sensibilidade tátil de uma pessoa por meio da exploração de diferentes texturas, superfícies e materiais. Isso pode ajudar a pessoa a desenvolver habilidades sensoriais, como a capacidade de discriminar diferentes sensações táteis, e a melhorar sua consciência corporal. Além disso, o painel sensorial do tato também pode ser usado como uma forma terapêutica para ajudar a pessoa a relaxar, reduzir a ansiedade ou estimular a atenção e concentração. |
Metodologia Deixar as crianças explorarem |
Considerações Finais: Nosso Painel Sensorial que foi desenvolvido cuidadosamente para o público infantil, de forma que o mesmo atraia, incentive e estimule as crianças ao aprendizado por meio de cores, formas, desenhos e sempre prezando pela segurança. Se a criança tiver oportunidades, ela tentará experimentar, explorar, saber o que ela pode fazer com tudo o que está a sua volta. Desde que seja seguro, deixá-la livre para descobrir a usar sua criatividade. |
Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. |
|
Pôster id: 2981, enviado por: Sabrina Garcia de Andrade, Deise da Silva Mota Instituição de Origem: Centro universitario UNIFACVEST : |