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A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS COMO FERRAMENTA PRÁTICA NA APLICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO DE LAGES/SC

Autor(es):

MOLON, Mariana Lins, Graduada em Farmácia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais , Farmacêutica e Professora Universitária

MARQUARDT, Eduard, Professor Doutor do Programa de Mestrado Profissional em Práticas Transculturais , Professor Orientador

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Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Historicamente a humanidade se comunica através de símbolos. Para Martins (2018) a escrita e o entendimento dessa forma de comunicação são de grande importância para o convívio em sociedade, podendo explorar um mundo de possibilidades de aprendizagens a partir da alfabetização. Aliado a isso, segundo Dondis (2015) a utilização do sentido da visão como recurso de aprendizagem, possibilita uma facilidade maior em deter as informações que nos são oferecidas.
Sendo assim, para Gomes (2021) a utilização de mapas mentais, que se tratam de um formato ativo e visual, estimulam o cérebro a melhorar o entendimento, memória e razão, melhorando a aprendizagem.

Objetivos:

Produzir mapas mentais digitais e físicos que possam ser utilizados no dia a dia dos profissionais da saúde que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Lages/SC, com a finalidade de auxiliar esses profissionais que atuam na assistência à saúde do paciente, para que realizem a prática correta e segura do preparo e da administração de medicamentos.

Metodologia

A caracterização deste trabalho trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, pois, segundo Poupart (2008) a pesquisa qualitativa se trata de uma observação prolongada de comportamentos em um ambiente, onde o pesquisador conhecerá as situações e identificará os problemas. Já a pesquisa-ação, descrita por Engel (2000) é um tipo de pesquisa que une teoria e prática, tendo a sua principal característica, a de intervir na prática de uma forma inovadora ainda durante a pesquisa teórica.

Considerações Finais:

A rotina de preparo e administração de medicamentos dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento é uma das etapas mais importantes do atendimento ao paciente. Esse procedimento deve ser realizado com excelência pelos profissionais da saúde, porém é visto que muitos erros ainda acontecem durante o preparo e a administração de medicamentos nos ambientes hospitalares. Por este motivo é ressaltada a importância do acesso a treinamentos, protocolos e materiais de qualidade. Essas informações, quando disponibilizadas da maneira mais facilitada e lúdica possível, como através dos mapas mentais, tendem a aprimorar a rotina de trabalho, reduzindo taxas de erro e melhorando a qualidade no atendimento.

Referências Bibliográficas

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
FERRAZ, L., KRAUZER, I. M., SILVA, L. C. da . . As formas de aprendizagem mais significativas para os estudantes de enfermagem. Trabalho, Educação E Saúde, 7(1), 137–147, 2009.
FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em Debate, v. 43, p. 223-239, 2019.
GIMENES, F. R. E. Administração: não basta usar, é preciso conhecer a maneira correta. Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica. Brasília: OPAS/OMS, 2016.
 GOMES, F. R. A.; BASTOS, F. G. G.; LIMA, J. C. de. Mapas mentais para o processo de aprendizagem: uma proposta de intervenção. Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília, v. 7, n. 2, p. 23–40, 2021.

Pôster id: 2979, enviado por: Mariana Lins Molon

Instituição de Origem: UNIFACVEST: