LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

O QUE SABER SOBRE A CINOMOSE CANINA?

Autor(es):

TEIXEIRA, Maria Eduarda de Arruda., Graduando em Medicina Veterinária , Aluna do centro universitário facvest

FURTADO, Natalia Antunes., Graduando em Medicina Veterinária , Aluna do centro universitário facvest

BIANCHINI, Raissa Oliveira., Graduando em Medicina Veterinária , Aluna do centro universitário facvest

ERCKMANN, Maria Gabrielle Wolff., Graduando em Medicina Veterinária , Aluna do centro universitário facvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A cinomose é uma enfermidade infectocontagiosa, que afeta cães e outros carnívoros e silvestres, causada por um vírus na família Paramyxovirus, no gênero Morbilivírus, na espécie Vírus da cinomose canina, o qual possui características clínica aguda, subaguda e crônica. Sua ocorrência é mundial, sem sazonalidade e sem predisposto racial ou sexual, embora ocorra com maior frequência em animais jovens pode acometer animais de qualquer idade. A transmissão ocorre principalmente por aerossóis e gotículas de animais contaminados. Após o contato do vírus com o epitélio, ocorre a replicação viral nos macrófagos e disseminação para o sistema respiratório, gástrico e nervoso.

Objetivos:

Este trabalho tem como objetivo demonstrar as principais características do vírus da cinomose canina.

Metodologia

A cinomose, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta cães e outros membros da família Canidae, como raposas e lobos. Essa enfermidade é causada pelo vírus da cinomose canina, que pertence à família Paramyxoviridae. É uma doença grave e pode ser fatal. É importante notar que o vírus não é considerado uma zoonose. No entanto, cães não vacinados são suscetíveis à infecção, e a doença pode ter um impacto significativo na saúde e bem-estar dos animais.

Considerações Finais:

A cinomose é uma doença viral grave e altamente contagiosa que afeta cães e outros membros da família Canidae. Causada pelo vírus da cinomose canina, ela apresenta uma ampla gama de sinais clínicos que afetam sistemas respiratório, gastrointestinal e nervoso. A prevenção por meio da vacinação é a forma mais eficaz para evitar a doença, sendo iniciada aos 45 dias de vida do animal.

Referências Bibliográficas

DE, D.; DOS, N.; NASCIMENTO, S. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA ANIMAL CLÍNICA MÉDICA DE PEQUENOS ANIMAIS CINOMOSE CANINA -REVISÃO DE LITERATURA. [s.l: s.n.]. Disponível em: .
DE ÁVILA, C. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA REVISÃO DE LITERATURA: CINOMOSE CANINA. [s.l: s.n.]. Disponível em: .
ALBUQUERQUE, A. et al. Anais do 11o Encontro Científico Cultural Interinstitucional -2013 223 ISSN 1980-7406 CINOMOSE CANINA: REVISÃO DE LITERATURA. [s.l: s.n.]. Disponível em: .

Pôster id: 2973, enviado por: Raissa Oliveira Bianchini

Instituição de Origem: UNIFACVEST :