LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Painel sensorial

Traços cores sons e formas

Autor(es):

BACCIN Maria Lúcia , Graduanda em pedagogia , Aluna do Centro universitário unifacvest

, ,

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Introdução:
O estudo sobre o conceito do Painel sensorial, trabalha- se a coordenação motora fina , a percepção sensorial (tátil , visual e auditiva) e o óculo manual , além de ser uma atividade muito interessante e divertida. Há várias maneiras de realizar o painel usando placa de madeira ,
papelão isopores, usando cores fortes para chamar a atenção das crianças , colar objetos na superfície fazendo com que as crianças tenham livre acesso para manipular e fazer descobertas.

Objetivos:

Objetivo:
O projeto traços ,cores , sons e formas foi desenvolvido com o objetivo :
compreender o painel sensorial que adequada se ao método Montessori, pois através da interação com os materiais a criança desperta para conhecimento e para aprendizagem.

Metodologia

Conversar com as crianças sobre o painel e estimular a identificarem alguns objetos. Permitir que as crianças manuseiem sintam as texturas , brinquem com os objetos que conheçam cada detalhe.
Fazer perguntas sobre o que cada uma conhece o que mais chamou a sua atenção. Verificar se a criança tem interesse pelos objetos apresentados , se são estimulados com cada atividade , também avaliar as habilidades da crianca no escovar os dentes , escovar o cabelo e amarrar o cadarço.

Considerações Finais:

Ao percorrer sobre o tema, o painel sensorial foi uma experiência enriquecedora. Conectando os alunos as atividades apresentadas, cada atividade com sua importância, comunicação a audição o tato, trabalhando com várias áreas do conhecimento

Referências Bibliográficas

https://www.ninhosdobrasil.com.br/atividades-sensoriais
https://novaescola.org.br/conteudo/21611/como-trabalhar-o-campo-de-experiencia-tracos-sons-cores-e-formas

Pôster id: 2936, enviado por: Maria Lúcia Baccin

Instituição de Origem: Centro universitário unifacvest :