LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

ALINHADORES INVISÍVEIS

Autor(es):

MELLO,Dienifer, Graduanda de Odontologia, Aluna da graduação

NICHELATTI,Fabiana, Graduanda de Odontologia, Aluna da graduação

CAPRISTANO,Ana Luiza, Graduanda de Odontologia, Aluna da graduação

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A estética hoje em dia está sendo muito exigida e cobrada, conforme exposto por Braga (2015) os pacientes cada dia mais pedem e cobram um apelo estético em seus tratamentos. Muitos deles com necessidade do uso de aparelhos ortodônticos para solucionar seus problemas, e a maioria com uma grande recusa perante os aparelhos convencionais. A finalidade estética da correção ortodôntica, é cada vez mais valorizada pelos pacientes, que cada vez mais aderem ao tratamento ortodôntico em busca das vantagens e melhorias na qualidade de vida, influenciando na saúde mental e comportamental, elevando sempre a auto estima.

Objetivos:

Como Boyd e Vlaskalic (2001) relatam que estética, facilidade de higiene, maior conforto e a natureza removível do aparelho como as maiores vantagens dos alinhadores. Melkos, (2005) relata também vantagens como a estética, o conforto ao paciente pela remoção das placas ao alimentar, e a facilidade para higienização oral. E aponta como desvantagens a dificuldade de cooperação do paciente; a limitação de certos movimentos dentários e ainda a necessidade de um tempo maior para o planejamento.

Metodologia

Este estudo trata-se de uma revisão de literatura, para a realização do mesmo, foi utilizado a metodologia de pesquisa bibliográfica sendo selecionados alguns artigos relacionados aos ´´ Alinhadores invisíveis `` com grande referência, pesquisados na seguinte plataforma: google acadêmico.

Considerações Finais:

Os alinhadores estéticos entram no mercado como uma alternativa para pacientes resistentes ao uso de aparelho fixo, que possuem má oclusões leves a moderadas e também para casos de recidivas desde que não envolvam problemas esqueléticos. Associar os alinhadores estéticos com aparelho fixo pode ser uma alternativa em determinados casos. O ortodontista deve ter conhecimento amplo e suficiente para poder indicar o tratamento com alinhadores.

Referências Bibliográficas

BOYD, R. L.; VLASKALIC, V. Three-dimensional diagnosis and orthodontic treatment of complex malocclusions with the Invisalign®. Seminars in Orthodontics, Philadelphia, PA, v. 7, n. 4, p. 274-293, Dezembro, 2001.

BRAGA, V.C.A. Sistema Invisalign®: uma alternativa ortodôntica sem bráquetes e fios. Monografia (Especialização em Ortodontia) – Funvic, Pindamonhangaba, 74f. 2015.

KESLING, H. D. The philosophy of tooth positioning appliance. American Journal Orthodontics Dentofacial Orthopedics, Nova York, v. 31, n. 6, p. 297-304, Junho, 1945.
MACHADO, R.M. Space closure using aligners. Dental Press Journal Orthodontics. Maringá. v.25, n.4, p. 85-100, Julho/Agosto, 2020.

MELKOS, A.B. Advances in digital technology and orthodontics: a reference to the Invisalign® method. Medical Science Monitor, Melville, NY., v. 11, n.5, p.39-42, Maio, 2005.

MORO, R. Aplicação clínica do sistema Invisalign. Monografia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

Pôster id: 2909, enviado por: dienifer mello de oliveira

Instituição de Origem: unifacvest: