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COMUNICAÇÃO NA SEGURANÇA DO PACIENTE CRÍTICO NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS NA ASSISTÊNCIA |
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Autor(es): CAMPOS, Julli Aparecida, Graduanda, Aluna da Graduação MIRANDA, Andréia Valéria de Souza, Enfermeira, Doutora em Educação e Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unifacvest, FLORES, Ladyanne Kessin, Enfermeira, Mestranda em Enfermagem pela UFSC, Docente do Curso de Enfermagem da Unifacvest, GRAF, Magali Maria Tagliari, Enfermeira. Mestre em Educação, Docente do Curso de Enfermagem da Unifacvest, | |
Categoria: I Qualidade de Vida e Saúde; |
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Introdução Comunicação é a transmissão clara e precisa de informação entre profissionais e paciente. Quando não efetiva pode causar eventos adversos. Eventos Adversos são incidentes que resultam em danos não intencionais decorrentes da assistência e não relacionados à evolução natural da doença de base do paciente. (OMS, 2021). A segurança do paciente tornou-se prioridade internacional. Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente - REBRAENSP (2021), destaca que essas duas ferramentas fortalecem cada vez mais a qualidade no serviço. Conforme Brasil (2021), traz as metas de segurança do paciente pela Joint Commisson Internacional, juntamente com a Organização Mundial da Saúde (OMS). |
Objetivos: Objetivo geral: desvelar métodos de comunicação para a segurança do paciente crítico, utilizados pelas equipes de saúde na UTI. E como |
Metodologia Pesquisa de campo, qualitativa e exploratória. Com profissionais que atuam ou atuaram em UTI adulto. Através de questionário pelo Google Forms e classificado por categorias. Projeto elaborado e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) onde apenas ápos aprovação pelo número CAAE: 70942423.3.0000.5616, foi selecionado os participantes pela técnica de Snowball através do aplicativo whatsapp. Incluindo desta forma participantes que leiam e aceitem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. |
Considerações Finais: O estudo evidenciou que é de extrema importância intensificar cada vez mais a comunicação que diante deste processo estão as tentativas de compreender o outro comunicador e de se fazer compreendido. Um trabalho que precisa ser exercitado não somente aos que prestam assistência diretamente, mas por toda equipe. |
Referências Bibliográficas BRASIL. Ministério da Educação. Metas Internacionais de Segurança do Paciente. HC-UFMG - Hospital das Clínicas da UFMG, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-ufmg/saude/metas-internacionais-de-seguranca-do-paciente/metas-internacionais-de-seguranca-do-paciente Acesso em: 28/03/2023. |
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Pôster id: 2878, enviado por: Julli Aparecida de Campos Instituição de Origem: Unifacvest: |