LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

CONSULTA DE ENFERMAGEM EM PUERICULTURA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autor(es):

OLIVEIRA, Nayta Ghizoni de, GRADUANDO EM BACHAREL DE ENFERMAGEM, ALUNO DE GRADUAÇÃO

MIRANDA, Andréia Valéria de Souza, Doutora em Educação. Enfermeira, Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifacvest

DEMATÉ, Vivian Regina, Enfermeira do Trabalho. Enfermeira, Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Unifacvest

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O enfermeiro na estratégia saúde da família, é responsável pela assistência integral, usufruindo de recursos humanos, físicos e intelectuais com autonomia e individualidade na condução das consultas de enfermagem (CE). A puericultura é o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança em sua integralidade de maneira preventiva, auxiliando a diminuição da mortalidade infantil.

Objetivos:

Deste modo o objetivo geral portanto é salientar a importância da consulta de enfermagem na puericultura no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), e como especificidade evidenciar a assistência do enfermeiro na ESF para realizar a consulta de puericultura e relacionar os seus benefícios e seus elementos restritores.

Metodologia

Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica e foi utilizada a abordagem de pesquisa qualitativa, exploratória, efetuadas buscas por artigos na Biblioteca Virtual em Saúde. com o uso dos operadores booleanos and, or e not, usufruindo dos descritores: “Puericultura, Saúde das Crianças, Cuidados de Enfermagem, Saúde da Família”, publicados durante os anos de 2018 a 2023, analisados sob o método de categorização.

Considerações Finais:

Considera-se, portanto, na consulta de enfermagem em puericultura, o cuidado é preventivo, garantindo a vigilância em saúde por intermédio da sistematização de assistência de enfermagem da estratégia de saúde da família.
Diante aos achados compreende-se, que os resultados se mostram relevante à importância da educação em saúde durante as consultas de enfermagem, o mesmo deve possuir domínio sobre as técnicas a serem elaboradas e que com isso, possa transmitir com confiabilidade a partir das orientações de enfermagem para a família em que a criança está vinculada, proporciona benefícios na assistência e condição de vida digna a criança.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Saúde Da Criança: Crescimento e Desenvolvimento, Cadernos de atenção básica nº33, 2012. Ministério da Saúde. Disponível em>chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_crescimento_desenvolvimento.pdf> Acessado em 09 de abril de 2023.
GEORGE, Pâmela Silva; Daher, Donizete Vago; Cursino, Emília Gallindo; Reis, Adriana Teixeira; Faria, Magda Guimarães De Araujo. Práticas profissionais de saúde diante da linha cuidado à criança, 2019. Disponível em: Acesso em 30 de agosto de 2023.
MENEZES, Luma Guida; Ciuffo, Lia Leão; Gonçalves, Aline Pereira; Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de; Souza, Tania Vignuda de; Rodrigues, Elisa da Conceição. A criança e sua família na atenção primária em saúde, 2019. Disponível em: Acesso em 01 de setembro de 2023.

Pôster id: 2843, enviado por: NAYTA GHIZONI DE OLIVEIRA

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: