LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Feminicidio, violência ou amor?

Feminicidio, violência ou amor?OMS, Organização Mundial da Saúde. Mulheres e saúde: evidências de hoje, agenda de amanhã. 2011. Disponível em: https://opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude-1.pdf. SANTOS, J. R. O f

Autor(es):

Waltrick Machado Barbosa, Claudia , mestrado em psicologia , Professora do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O feminicídio é a expressão fatal das diversas violências que podem atingir as mulheres em sociedades marcadas pela desigualdade de poder entre os gêneros masculino e feminino e por construções históricas, culturais, econômicas, políticas e sociais discriminatórias. No Brasil o feminicídio é um crime caracterizado pelo assassinato de mulheres em razão do gênero. Este estudo visa compreender o crime passional aos olhos das psicopatologias. Uma das motivações mais usuais são o ódio, o desprezo ou o sentimento de perda do controle e da propriedade sobre as mulheres. Mas não é toda morte de mulher que se caracteriza um feminicídio. Para ser feminicídio é preciso que o crime tenha sido motivado p

Objetivos:

O Transtorno de Conduta na Infância (TCI) é um distúrbio psicológico que afeta crianças e adolescentes, caracterizado por comportamentos disruptivos, desafiadores e, por vezes, agressivos. Este artigo, de acordo com as normas da ABNT, visa oferecer uma visão concisa desse transtorno, destacando suas características, causas, diagnóstico, consequências e abordagens terapêuticas.
Resultados e discussões:O transtorno de Conduta na Infância é um problema de saúde mental sério que afeta crianças e ado

Metodologia

Para ser feminicídio é preciso que o crime tenha sido motivado por violência doméstica, por menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
O crime passional é caracterizado pelo assassinato que teve como motivação a paixão, em que, de forma exacerbada, o agressor dá fim à vida de uma mulher, a quem está vinculado por uma relação afetiva - que pode ser sexual ou não, apoiado em sentimento passional e ciúme excessivo.
(2015), esses crimes estão comumente relacionados com a violência contra a mu

Considerações Finais:

portanto o objetivo deste artigo é analisar conteudos de feminicidios, onde o agressor, justifica seu ato através do sentimento de amar excessivamente a vítima.
A complexidade das situações de violência requer que os profissionais estejam devidamente capacitados para atender as demandas de quem procura auxílio.

Referências Bibliográficas

OMS, Organização Mundial da Saúde. Mulheres e saúde: evidências de hoje, agenda de amanhã. 2011. Disponível em: https://opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude-1.pdf.

SANTOS, J. R. O fenômeno da violência contra a mulher na sociedade brasileira e suas raízes histórico-religiosas. 2014. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/bitstream/tede.pdf. Acesso em: 07 nov. 2023.

Pôster id: 3863, enviado por: Cristina Zanchieta De Souza

Instituição de Origem: unifacvest: