LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

O papel da tomografia computadorizada e da ressonância magnética na prática veterinária

Autor(es):

JUNIOR, Ailton Leonel Balduino. Orientador , Mestre em ciência animal , Professor do centro universitário Unifacvest

FERREIRA, Vithorya Eduarda Graupner, Graduanda em Medicina Veterinária , Acadêmica de Medicina Veterinária

MENEZES, Luiza Adélia , Graduanda em medicina Veterinária , Acadêmica de medicina Veterinária

ANTUNES, Maikeli dos Santos , Graduanda em medicina Veterinária , Acadêmica de medicina Veterinária

Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

A medicina veterinária tem evoluído significativamente ao longo dos anos, incorporando tecnologias avançadas para melhor compreensão e diagnóstico de patologias em animais (THRALL, 2019). Nesse contexto, a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) destacam-se como técnicas de imagem que desempenham um papel crucial na prática veterinária (THRALL, 2019).

Objetivos:

Esse trabalho tem como objetivo geral discutir as técnicas de diagnóstico por imagens na prática veterinária, com foco na tomografia computadorizada e na ressonância magnética.

Metodologia

A medicina veterinária vem passandо pоr evoluções na área de diagnósticо pоr imagem, e é mais frequentemente utilizada no atendimento clínico de pequenos animais, cоmо auxiliar em prоcedimentоs cirúrgicоs оu mesmо na área de pesquisa. Além do atendimento a animais domésticos, a solicitação de exames imaginológicos para animais selvagens pelos clínicos da área vem aumentando significativamente (BORTOLINI et al., 2013). A TC e RM oferecem possibilidades diagnóstica superiores à radiografia…etc

Considerações Finais:

A tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM) passaram a ser recursos essenciais para os veterinários no estabelecimento de muitos diagnósticos.

Referências Bibliográficas

BORTOLINI, Z.P.M.; MATAYOSHI, R.V.; SANTOS, D.P.; DOICHE, V.M.V.; MACHADO, C.R.; TEIXEIRA, L.C. Casuística dos exames de diagnóstico por imagem na medicina de animais selvagens 2009 a 2010. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.65, n.4, p.1247-1252, 2013. Disponível em: Acesso em: 22 jul. 2019.BRASIL. Portaria n.o 453, de 01 de junho de 1998. Aprova as Diretrizes Básicas de Prоteçãо Radiоlógica. Diário Oficial da União, 02 jun. 1998.CARVALHO, C.F.; CHAMMAS, M.C.; CERRI, G.G. Princípios físicos do Doppler em ultrassonografia. Ciência Rural, v.38, n.3, p. 872-879, 2008. Disponível em: Acesso em: 22jul. 2019.
LORIGADOS, C.A.B.; PINTO, A.C.B.F. Tomografia computadorizada do encéfalo do cão: aspectos da normalidade e correlação anatômica. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v.65, n.3, p.729-734, 2013. Disponível em:

Pôster id: 3801, enviado por: Vithorya Eduarda Graupner Ferreira

Instituição de Origem: Centro universitário Unifacvest :