LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Jogos Cooperativivos

Subindo Redondo

Autor(es):

JUNIOR, Natanael Royer, Graduando em Educação Física, Mestre em Educação, Aluno do Centro Universitário Unifacvest

, ,

, ,

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Subindo Redondo" é uma brincadeira cooperativa que possui uma versatilidade, sendo adaptável para alunos do ensino fundamental apartir de estudantes do 4° ano. Pode ser realizada em diferentes espaços, como sala de aula, quadra ou ginásio, essa atividade não apenas promove a diversão, mas também estimula a cooperação, comunicação e trablho em equipe entre os colegas, sendo que para concluir a atividade um deve ajudar ao outro. Nesta brincadeira também trabalha - se a coordenação motora dos alunos.

Objetivos:

Aplicar o cooperativismo, inclusão, socialização, comunicação e coordenação motora dos alunos.

Metodologia

Os objetos utilizados são bambolês como , a prática se inicia com a formação de grupos de cinco alunos, dispostos em um círculo ao redor dos bambolês.O desafio é : os alunos devem apoiar os bambolês em seus pés, sem tocar no chão, enquanto passam os ombros sobre os ombros dos companheiros, formando uma espécie de abraço coletivo. A meta é elevar o bambolê até o pescoço e atravesá-lo até o outrk colega, sem poder tocar no objeto com as mãos.

Considerações Finais:

Como podemos observar, esta brincadeira cooperativapode ser aplicada em qualquer ambiente escolar, que conseguimos incluir toda a turma e ensinar aos alunos à cooperação.
É uma atividade ótima e divertida que todos os profissionais da área da Educação Física deveriam aplicar em suas aulas, principalmente com as crianças menores.

Referências Bibliográficas

Correia, M. M. (2009). *Trabalhando com jogos cooperativos* (1ª ed.). Bookwire - Papirus Editora [https://elibro.net/en/ereader/unifacvest/230671?page=62]

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. (2017). Base Nacional Comum Curricular.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Pôster id: 3796, enviado por: Natanael Royer Junior

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: