LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

FIV e FeLV em FELINOS

Autor(es):

BENETTI, Buna., Graduanda em Medicina Veterinária., Aluno de Graduação.

AGUIAR, Bruna., Graduanda em Medicina Veterinária, formada em Nutrição., Aluno de Graduação.

PESSOA, Joice., Graduanda em Medicina Veterinária., Aluno de Graduação.

RAMOS, Gabrielle., Graduanda em Medicina Veterinária., Aluno de Graduação.

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

FIV (Imunodeficiência Viral Felina) e FeLV (Leucemia Viral Felina) são retroviroses que acometem o sistema imune em gatos domésticos (SILVA, 2022).​

O FeLV é um retrovírus com potencial para causar imunossupressão e neoplasias malignas enquanto a FIV promove uma deterioração gradual do sistema imune, podendo levar à Síndrome da Imunodeficiência Felina ou comumente chamada de AIDS felina, por sua semelhança clínica com o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana (DEL BARRIO, 2016).​

Ambas são doenças incuráveis, porém a FeLV pode produzir sintomas mais graves e intensos. Alguns animais com FIV nunca vão manifestar sintomas da doença.

Objetivos:

É de muita importância que a população saiba o que é, como prevenir e como agir caso algum gatinho venha a apresentar essas enfermidades. Como uma questão de humanidade e ética como ser humano, jamais deve-se condenar o animal por isso, sempre fazer com que ele tenha a melhor qualidade de vida possível.

Metodologia

O presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica, que consiste na
revisão da literatura relacionada à temática abordada. Para tanto, foram utilizados, artigos, sites da Internet entre outras fontes, nas quais todas as fontes se fizeram de total importância para a finalização do trabalho.

Considerações Finais:

A FIV e FeLV podem parecer doenças assustadoras, entretanto, como tutores é sempre bom manter a calma e pensar com maior clareza possível no que pode ser feito para o bem estar do felino com o acompanhamento do médico veterinário responsável. Com a FeLV precisa-se ter um cuidado maior pelos motivos citados acima, porém ambas necessitam além de tudo, do amor e cuidado do tutor. Lembre-se que o animal não tem consciência do que acontece e ele não tem culpa de nada. A prevenção é o melhor método de erradicação destas duas doenças.

Referências Bibliográficas

SILVA, E.A.,____ UFRPE: Relato de caso. Recife, 2022.​

COELHO, F.M.; MAIA, F.M.; LUPPI, M.M.; COSTA, E.A.; RIBEIRO, N.A.; RESENDE, M.; FONSECA, F.G. ____UFMG, Ocorrência do vírus da leucemia em Felis cattus. Belo Horizonte, MG, Brazil, 2011.​

DEL BARRIO, M. A. M. Retroviroses Felinas. In: MAZOTTI, G.A.; ROZA, M.R. Medicina Felina Essencial. Curitiba:Equalis, 2016​.

TURRAS, D.C.C.M,____ Estudo da prevalência da FIV/FeLV em uma população de 88 gatos errantes da região metropolitana de Lisboa, Lisboa, 2014.

Pôster id: 3777, enviado por: Bruna Mascarello Benetti

Instituição de Origem: Unifacvest: