LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Melhoramento genético animal

Autor(es):

GUEDES,Wagner , Graduando medicina veterinária , Aluno no curso de medicina veterinária

MATOS,Willian , Graduando medicina veterinária , Aluno no curso de medicina veterinária

RODRIGUES,Emanuela , Graduando medicina veterinária , Aluno no curso de medicina veterinária

BRUDER,Vitória , Graduando medicina veterinária , Aluno no curso de medicina veterinária

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Melhoramento genético animal é um processo que visa aprimorar características desejáveis em populações de animais por meio da seleção de indivíduos superiores para reprodução. Esse processo tem sido aplicado há séculos em diferentes espécies, com o intuito de obter animais mais produtivos, saudáveis e, em alguns casos, adaptados a condições específicas.

Objetivos:

Objetivos:
Através do melhoramento genético, é possível aumentar a eficiência produtiva de animais de corte, como bovinos, ovinos e suínos, melhorando a taxa de crescimento, conversão alimentar, qualidade da carne e outros aspectos desejáveis. Além disso, essa prática também pode ser aplicada em animais de companhia, como cães e gatos, buscando aprimorar características como temperamento, saúde e beleza

Metodologia

Melhoramento genético animal envolve a seleção e o cruzamento de animais com características desejáveis para melhorar a qualidade genética de uma população ou rebanho.
É importante ressaltar que a metodologia do melhoramento genético animal varia dependendo da espécie animal, dos objetivos do programa e das tecnologias disponíveis. Além disso, é necessário considerar aspectos éticos, legais e de bem-estar animal ao realizar práticas de melhoramento genetico

Considerações Finais:

melhoramento genético animal é uma prática fundamental para o avanço na produção e qualidade dos animais de criação. Ao longo das pesquisas, foram apresentados diversos aspectos relevantes sobre esse tema.
Primeiramente, foi destacada a importância do melhoramento genético para atender às demandas de uma população em constante crescimento e promover a segurança alimentar. Através da seleção criteriosa de características desejáveis, é possível obter animais mais produtivos, resistentes a doenças, com melhor qualidade de carne, leite, entre outros.

Referências Bibliográficas

Referências; Holland, J.B. (2007). Genetic architecture of complex traits in plants. Current Opinion in Plant Biology, 10(2), 156-161. Khatkar, M.S. et al. (2014). Genomic selection in Australian dairy cattle. TIES, 112(2), 179-191.

Pôster id: 3745, enviado por: Wagner da rosa Guedes

Instituição de Origem: Unifacvest :