LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Atuação do enfermeiro a pessoa com HIV/AIDS

Autor(es):

CASTAGNA,Thifani, Graduação em enfermagem, Aluna de Enfermagem

MIRANDA,Andréia, Graduada em enfermagem, Doutora em educação , Professora Unifacvest

OLIVEIRA,Daniela, Graduada em enfermagem, Mestre em enfermagem , Professora Unifacvest

MEDEIROS,Fabiana, Graduada em enfermagem, Mestre em ambiente e saúde , Professora Unifacvest

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

HIV é uma sigla em inglês que significa (Vírus da Imunodeficiência Humana), causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). O vírus age no organismo atacando as células de defesa responsáveis por proteger o organismo de virus,bactérias e microorganismos tais como doenças oportunistas. As celulas mais afetadas são linfócitos TCD4+, o virus vai se multiplicando e destruindo -as, fazendo que as a contagem de células baixe progressivamente e perca a defesa do organismo, podendo evoluir para AIDS . aconselhamento é como um processo de escuta ativa, individualizado e centrado no usuário. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores.

Objetivos:

Objetivo geral:Analisar a atuação do enfermeiro no aconselhamento durante o cuidado com a pessoa com HIV/AIDS.
Objetivo especifico: Conhecer os desafios que e o enfermeiro encontra duranteo processo de aconselhamento.

Metodologia

O estudo trata se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em município do interior do Rio Grande do Sul com 60.000 habitantes, os participantes escolhidos foram 16 enfermeiros, sendo que 6 conseguiram participar da pesquisa. O instrumento de estudo foi uma pesquisa estruturada com perguntas abertas pelo Google forms. Os dados coletados foram transcritos por meio de análise de conteúdo definida por Bardin procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens (BARDIN,2011)

Considerações Finais:

O estudo atingiu o objetivo geral pela busca do entendimento da atuação do enfermeiro no aconselhamento, ficou evidente que a adesão ao tratamento ainda é uma tarefa desafiadora. Cabe aos enfermeiros e profissionais de saúde realizarem e intensificarem as ações na promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, por meio da educação em saúde sobre as infecções sexualmente transmissíveis, sobre adesão ao tratamento, o estudo e aprimoramentos das abordagens comunicativas de aconselhamento, atualização sobre protocolos e diretrizes clinicas em vigência, instigar junto a a gestão sobre a realização de campanhas de esclarecimento sobre sexualidade, drogas ,contracepção, riscos e complicações.

Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites virais. O que é HIV. Disponível em: Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (www.gov.br). Acesso em:06/06/2023.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo:70 Ed., 2011. Disponivel em: Análise de Conteúdo São Paulo; Edições 70/LDA; 2009. 281 p. | LILACS (bvsalud.org). Acesso em:15/05/2023.
 
SILVA, YUGO TORQUATO DA; SILVA, LUCIANO BAIRROS DA; FERREIRA, SONIA MARIA SOARES. Práticas de aconselhamento em infecções sexualmente transmissíveis/aids: perspectiva das profissionais de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 72, p. 1137-11442019.Disponivel em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0176 .Acesso em: 20/09/2023.

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS: O que é? Disponível em: . Acesso em:20/11/2023.

Pôster id: 3726, enviado por: Thifani Rodrigues Castagna

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: