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Cordão de Girassol: A Nova Lei Para Deficiências Ocultas |
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Autor(es): WOLF, Thainá, Graduanda em Educação Especial, Aluna de Graduação PEREIRA, Rosângela, Graduada em Pedagogia, Graduanda em Educação Especial. ANJOS, Adaiane Moreira Branco dos, Graduanda em Educação Especial., Aluna de Graduação RODRIGUES, Renato, , Professor do Centro Universitário Unifacvest | |
Categoria: IV Cultura, Inclusão e Diversidade; |
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Introdução Partindo do pressuposto de que a educação de qualidade está na base de uma sociedade bem estruturada e se torna possível a inclusão sem distinção. Dentro da perspectiva da Educação Especial Inclusiva tem como propósito, entender os processos de segregação, integração e inclusão de alunos com deficiências ocultas na comunidade escolar, junto com o cordão de girassol, símbolo |
Objetivos: A instituição de ensino precisa estar preparada para receber este aluno, com um ambiente que supra as necessidades básicas do estudante e possa ajudar o dia a dia dessas pessoas a fim de garantir o suporte e respeito aos direitos de que necessitam. |
Metodologia Envolve uma abordagem interdisciplinar, conhecimentos prévios integrados com arte, geografia, história e aspectos sociais por meio de atividades com o cordão de girassol. A escola deve ser um espaço, no qual se atenda a todas as diversidades e singularidades com a importância da inclusão e o conviver com as diferenças. |
Considerações Finais: As estratégias foram concebidas para garantir uma abordagem abrangente e criteriosa da aprendizagem dos alunos ao longo do projeto de vivência interdisciplinar, promovendo uma nova consciência escolar centrada na inclusão de todos, no direito das pessoas com deficiências ocultas e maior interação entre todos os alunos como e sem deficiência, tornando a prática uma ferramenta de redução de desigualdades. |
Referências Bibliográficas Lei n°13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 7 de julho de 2015. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2023. |
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Pôster id: 3696, enviado por: Thainá Wolf Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: |