LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Sinais Clinícos da Esporotricose Felina

Autor(es):

Rosa Gonçalves,Isadora , Graduando , Medicina Veterinária, Estudante do Curso de Medicina Veterinária Unifacvest

Souza de Amaral,Karina, Graduando, Medicina Veterinária, Estudante do Curso de Medicina Veterinária Unifacvest

Borges Rafael, Kaio, Graduando no Curso de Medicina Veterinária, Estudante do Curso de Medicina Veterinária

, ,

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A esporotricose é uma micose , causada pelo fungo dimórfico Sporothrix schenckii , podendo afetar tantos os animais como os humanos . Nos gatos , as manifestações clínicas da esporotricose são variadas . Os sinais mais observados são as lesões ulceradas na pele , ou seja, feridas profundas , geralmente com pus , que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente . A esporotricose está incluída no grupo das micoses subcutâneas. Embora já tenha sido relacionada a arranhaduras ou mordeduras de cães, ratos e outros pequenos animais , os gatos são os principais animais afetados e podem transmitir para os seres humanos.

Objetivos:

Esta pesquisa tem como principal objetico informar os principais sintomas da esporotricose , pois a falta de informação leva ao aumento da proliferação da doença , sendo assim , o principal objetivo da pesquisa é levar a informação sobre os sinais clínicos visíveis da doença , ajudando na identificação da mesma, evitando maior contágio. Há tratamento para micose , e o diagnóstico dos animais já pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias.

Metodologia

A pesqisa foi reaizada com base em estudos e materiais científicos de grandemaioria universitário para que a informaçao seja repassada de maneira mais correta confiável possível

Considerações Finais:

A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos. Após avaliação clínica, orientação e acompanhamento médico, o tratamento deve ser iniciado rapidamente e sua duração pode variar de três a seis meses ou mesmo um ano, até a cura completa, não podendo ser abandonado. Os medicamentos utilizados para tratar a esporotricose humana são disponibilizados gratuitamente por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde. A principal medida de prevenção e controle a ser tomada é evitar a exposição direta ao fungo.

Referências Bibliográficas

ANIMAIS, 2000, Porto Alegre. Resumos... Porto Alegre : UFRGS, 2000. p.66-71. SCHUBACH, A.O. et al. Esporotricose zoonótica abordagem entre medicina humana e veterinária. Ciência Animal, v.11, p.192, 2001.

Pôster id: 3671, enviado por: Isadora Gonçalves Rosa

Instituição de Origem: Unifacvest: