LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Laminite (Pododermatite Asséptica Difusa)

Autor(es):

VELHO, Tânia Mara Waltrick, Graduanda em medicina veterinária , Graduanda em medicina veterinária

AZI Rosa EduardO, Graduando em medicina veterinária , Graduando em medicina veterinária

MARTINS, Pedro, Graduando em medicina veterinária , Graduando em medicina veterinária

KRAUSE Willian Claudenir, Graduando em medicina veterinária , Graduando em medicina veterinária

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A Laminite é uma doença locomotora muito comum em cavalos adultos. Essa enfermidade é caracterizada por uma inflamação das lâminas dos cascos, estruturas que ligam o estojo córneo à terceira falange, causando muita dor e sofrimento aos equinos. O pé do equino é constituído por um único dedo (digito) altamente modificado. O casco é uma modificação cornificada da epiderme sob a qual se situa uma camada vascular. A parede do caco é a porção visível quando o equino está em estação. Ela é divida em pinça, quartos, talões, ângulos e barras. A sola do pé é uma placa côncava ceratinizada que está anexa a superfície palmar-plantar da terceira falange. (THOMASSIAN, Armen. Enfermidades dos cavalos)

Objetivos:

O objetivo desse trabalho foi pesquisar sobre Laminite (Pododermatite Asséptica Difusa), que acometem os cascos dos equinos, como objetivo geral, foi detalhar e descrever sobre essa enfermidade. Levantamos as seguintes hipóteses: a ocorrência desta enfermidade esta diretamente ligada a manutenção de higiene com os cascos e ao manejo nutricional dos equinos. Consequentemente esta enfermidade além de prejudicar a locomoção também afetam o seu desempenho nas atividades, a perda de peso e até pode l

Metodologia

Trata-se de uma inflamação das lâminas localizadas na parte interna do casco, podendo evoluir para rotação ou queda do osso que sustenta o casco, a terceira falange, incapacitando o animal ou levando-o a morte. Uma das causas mais comuns da Laminite é a disfunção gastrintestinal, decorrente da ingestão de quantidades excessivas de carboidratos ou por alterações inflamatórias decorrentes de colite, duodeno-jejunite proximal e obstruções intestinais.

Considerações Finais:

A partir da pesquisa bibliográfica vimos mais sobre a enfermidade Laminite, que é caracterizada por uma lesão cutânea ocorrida na sola do casco que vem a desenvolver fungos gerando dor e manqueira ao animal. Com tudo as causas, sintomas e sendo essa enfermidade uma das principais enfermidades dos equinos. Isso resulta na maior entendimento que esses animais devem ter no seu manejo diário e independente da atividade que a mesma desempenhe.

Referências Bibliográficas

THOMASSIAN, Armen. Enfermidades dos cavalos. Botucatu, SP, ROCA, 2005.
DZYEKANSKI, Bruna. Sobre a laminite, 2011. Disponível em: http://www.mundoequestre.com.br/sobre-a-laminite/> Acesso em 20/11/23.
SANTOS, Carlos Rosa. Previna a Laminite. 2004. Disponível em: . Acesso em: 20/11/23.

Pôster id: 3568, enviado por: Tânia Mara Waltrick Velho

Instituição de Origem: Centro universitário unifacvest :