LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Ergonomia na odontopediatria

Autor(es):

VIEIRA, Nicole, Graduando em odontologia , Aluno do centro unifacvest

ROZIN, Maria, Graduando de odontologia , Estudante

LEMOS, Sarah, Graduando em odontologia , Estudante

HERNANDEZ, Samira, Graduando em odontologia , Estudante

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Introdução
Ergonomia é uma ciência que ajuda a interagir melhor com os instrumentos de trabalho e o operacional no cotidiano, ajudando a evitar futuros prejuízos à saúde mental e física. O atendimento na odontopediatria pode influenciar inovações na ergonomia, por se tratar de pacientes difíceis de lidar, em que o tratamento é negligenciado e o profissional coloca em posturas inconvenientes para se adequar ao paciente, necessitando de medidas para tornar o atendimento melhor para ambos os lados.

Objetivos:

Objetivos
Objetivo do nosso trabalho é conscientizar o profissional como a ergonomia no consultório é fundamental para um bom atendimento, e que através de estudos podemos observar que há algumas medidas que podem ser tomadas para tornar melhor o atendimento, como a escolha do horário da consulta, o tipo de instrumental utilizado, a forma como abordamos o paciente, a distribuição dos móveis, a decoração do ambiente, entre outros.

Metodologia

Metodologia
Para a execução deste presente trabalho, foi usado como base um artigo científico e pesquisas bibliográficas, utilizando as palavras-chaves: Ergonomia e Odontopediatria, combinados entre si.

Considerações Finais:

Considerações Finais
Diante do exposto, é notório que para exercer uma boa consulta na odontopediatria, os cirurgiões-dentistas necessitam compreender e aplicar corretamente os artifícios disponíveis na atualidade aqui supracitados, no intuito de fornecer conforto e segurança tanto para os pacientes, quanto para si mesmo. Assim, o resultado dessas ações, bem como a atitude de conseguir manter uma boa ergonomia na odontopediatria, fornecerão ao profissional uma boa qualidade de vida. Ademais, todos esses investimentos em materiais personalizados, junto às habilidades no bom manejo para com os pequenos, resultarão em uma consulta mais humanizada, com maior índice de cooperação e adesão

Referências Bibliográficas

Referências
•https://www.dentaleader.com/dentablog/gerir-o-comportamento-das-criancas-na-consulta-dentaria-para-tratamentos-odontopediatricos/
•https://revistaodontopediatria.org/index.php/alop/article/view/45
•https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-sao-as-tecnicas-de-condicionamento-no-atendimento-a-pacientes-odontopediatricos/

Pôster id: 3273, enviado por: Nicole Fischer vieira

Instituição de Origem: Unifacvest :