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SAÚDE MENTAL DE PAIS DE AUTISTAS

A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

Autor(es):

SILVA, Franciele Nunes Delfes Da., Graduando em Psicologia, Aluno de Graduação

PEREIRA, Dilmar Ribeiro., Graduação em Psicologia, Mestre em Educação, Licenciado em Ciências Sociais, Pós Graduação em Psicologia Hospitalar, Especialista em Saúde Mental, Especialização Lato Sensu em Práticas Psicopedagógica Interdisciplinar e Gestão, Professor do Centro Universitário Unifacvest

BERGAMASCHI, Rejane Dutra., Graduação em Psicologia, Mestre em Educação, Professora do Centro Universitário Unifacvest

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Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A família é considerada um grupo social,importante que merece atenção especial por ser o primeiro grupo que fazemos parte e que recebemos e perpetuamos conceitos, valores e acontecimentos que vão permanecer pela vida toda.
Receber o diagnóstico de autismo é sempre impactante para os pais, desse momento em diante o carrossel de situações e emoções inesperadas na família passam acontecer: ansiedade, conflitos, frustrações, medos, inseguranças.
Ressaltando a importância do acompanhamento psicológico dos pais e familiares, tanto para organização e adaptação, como elemento de apoio e ajuda no processo de reabilitação da criança, e do vínculo familiar.

Objetivos:

Revisar estudos sobre a saúde mental de pais de autistas e a importância do acompanhamento psicológico para estes.

Metodologia

Para a realização do presente estudo foi realizada uma revisão de literatura, utilizando como fontes artigos, listados pela base de dados no Google Acadêmico, Scielo, Pepsic. As palavras-chave utilizadas na pesquisa dos artigos foram: saúde mental, pais, autismo, acompanhamento psicológico.

Considerações Finais:

À luz do que foi apresentado, pode-se concluir que há necessidade de os pais serem mais ouvidos para que possam então relatar a sua situação, experiências, sentimentos, medo, adaptação e mudanças diante da vivência com o filho autista.
Sendo assim, vale ressaltar a importância do trabalho do psicólogo no acompanhamento psicológico, que esse profissional disponibiliza os pais e familiares neste processo de restauração do vínculo familiar, e que estejam sempre atualizados para orientá-los, ajudá-los a compreender, discutir, e evocar os sentimentos presentes diante do diagnóstico de TEA, ser capaz de esclarecer expectativas e desejos e agir diretamente sobre eles, facilitando as mudanças.

Referências Bibliográficas

LOPES, E. R. B. Autismo: Trabalhando com a Criança e com a Família / Eliana Rodrigues Boralli Lopes. – 1º ed. – São Paulo: EDICON: AUMA, 1997.
MAIA, F. A., et al, (2016). A importância da família no cuidado da criança autista. Rev. Saúde em Foco. Teresina, v. 3, n. 1, art. 1, p. 66-83,jan./jun.2016ISSNEletrônico:23587946.Disponívelem:http://www.unifsa.com.br/revista/index.php/saudeemfoco/article/viewFile/719/1000.
SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo Singular: entenda o Autismo. 1 ed. Rio de Janeiro: FONTANAR, 2012.
SCHMIDT, Carlo (Org.). Autismo, educação e transdisciplinaridade [livro eletrônico]. Campinas, SP: Papirus, 2014. (Série educação especial). Disponível em: Download Autismo, educação e transdisciplinaridade by Carlo Schmidt (zoboko.com).

Pôster id: 3108, enviado por: Franciele Nunes Delfes Da Silva

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: