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FATORES MOTIVACIONAIS DOS CANDIDATOS A DOAÇÃO DE SANGUE

Autor(es):

RUCHEL, Jader, Professor Orientador TCC, Professor do Centro Universitário Unifacvest

DAMBROS, Debora, Graduanda em Biomedicina, Aluna de Graduação

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Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A doação de sangue é considerada uma atitude que pode salvar vidas, um gesto de solidariedade para melhorar a condição de pessoas submetidas a tratamentos e intervenções médicas de grande escala e complexidade, como transfusões de sangue, transplantes, operações oncológicas e cirurgias. E no tempo atual é um assunto significativo devido a crescente necessidade em manter reservas para transfusão de sangue de emergência. (Rocha. 2023)

Objetivos:

Identificar os fatores que mais influenciam as pessoas a se tornarem doadoras de sangue.
Ampliar a visão dos acadêmicos sobre doação voluntaria de sangue.
Analisar as barreiras e desafios que impedem as pessoas a se tornarem doadoras regulares de sangue.

Metodologia

Para atingir os objetivos deste estudo, optei pela abordagem de revisão bibliográfica, porque permite a busca de evidencias existentes sobre o tema e amplia o conhecimento através dos diversos artigos, além de apontar lacunas de conhecimento, que poderão ser supridas com o desenvolvimento de novos estudos.

Considerações Finais:

Fatores que influenciam quem doa sangue: Gratidão, senso de necessidade, responsabilidade social, experiência pessoal com familiar ou amigo, e comoção pela possibilidade de salvar uma vida, foram os fatores mais mencionados.
E as barreiras e desafios mais mencionados por quem não é doador regular de sangue foi medo de agulhas, ou sentir dor, impossibilidade clinica, exclusão durante a triagem, falta de tempo e razões religiosas.

Referências Bibliográficas

ALDAMIZ-echevarria, C., & Aguirre-Garcia, M. S. (2014). Um modelo comportamental de
doadores de sangue e estratégias de marketing para atração e fidelidade. Revista Latino-Americana
de Enfermagem, 22, 467-475.
ANDREASEN, A. R. Social Marketing: Its Definition and Domain. Journal of Public Policy &
Marketing, vol. 13, nº. 1,p. 108-114, 1994.
BARBOZA, S. I. S. (2012). Marketing social aplicado à doação de sangue: fatores
condicionantes de comportamento.
BARBOZA, S. I. S., & Costa, F. J. D. (2014). Marketing social para doação de sangue: análise
da predisposição de novos doadores. Cadernos de Saúde Pública, 30, 1463-1474.
BELATO, Débora et al. Perfil dos doadores e não doadores de sangue de um município do sul
do Brasil. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 1, n. 2, p. 164-173, 2011.

Pôster id: 3090, enviado por: Debora de Jesus Dambros

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest: