LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

O CUIDADO DO ENFERMEIRO NO ABORTAMENTO LEGAL

Autor(es):

SILVA, Luciula da , Graduando em Enfermagem, PESQUISADORA

MIRANDA, Andreia Valeria de Souza, Doutora em educação, Orientadora

ANTONELLO,Carlos F, Enfermeiro pós graduado em urgência e emergência, Autor

MORAES, Nayara , Enfermeira, Mestre em Educação, COORIENTADORA

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

O abortamento legal é um tema muito polêmico e de grande relevância na área da saúde, especialmente quando consideramos os altos riscos no período gestacional como gravidez decorrente de estupro ou anencefalia fetal. O aborto é considerado crime no Brasil. “É importante ressaltar que o procedimento só pode ser realizado em estabelecimentos de saúde autorizados e com a autorização de médico responsável” (BRASIL, 2019).

Objetivos:

A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a assistência do enfermeiro no abortamento legal.

Metodologia

O estudo trata-se de uma pesquisa literária descritiva, de abordagem qualitativa.
As pesquisas descritivas têm como objetivo descrever as características de determinada população ou fenômeno ou, então, estabelecer relações entre variáveis (GIL, 2002).
Foi conduzida uma busca literária entre os meses de agosto e setembro de 2023 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (Scielo), PubMed, revistas e sites ligados ao assunto e Google Acadêmico.

Considerações Finais:

A pesquisa buscou abordar o tema do abortamento legal e a importância da assistência adequada à mulher que opta por esse procedimento, explorando as situações em que o aborto é permitido no Brasil: risco de vida da gestante, gravidez resultante de estupro e anencefalia fetal. Fora dessas situações, o aborto é considerado crime no país.

O papel do enfermeiro na assistência a essas mulheres foi destacado como fundamental,não apenas para garantir a segurança física, mas também para fornecer apoio emocional e psicológico durante todo o processo.

Referências Bibliográficas

ADESSE, Leila et al. Aborto e estigma: uma análise da produção científica sobre a temática. Revisão. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 12, dez. 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Aborto Legal: Dados e Informações.
PEREIRA, Adriana de Jesus. O Papel do Profissional Enfermeiro Frente ao Aborto em seus Aspectos Jurídicos, Físico e Emocionais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 07, pp. 95-115, Agosto de 2018. Disponível em: ISSN:2448-0959
LUZ, A. DE M.; SEIXAS, P. DE R.; DA SILVA, S. A. Assistência de enfermagem diante do aborto legal. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 4, n. 2, 11.2018.
SANTOS, Amanda Monteiro dos et al. Cuidados de enfermagem à mulher em situação de abortamento no Brasil: uma revisão integrativa. In: Research, Society and Development, v. 11, n. 13, e207111335454, 2022. ISSN 2525-3409.

Pôster id: 3053, enviado por: Luciula da Silva

Instituição de Origem: Centro Universitário UNIFACVEST: