LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Auditoria Odontológica

Autor(es):

RIBEIRO, Philipe., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

SOUZA CRUZ, Gabriel., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

ANTONIAZZI, Isabele., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

DE OLIVEIRA, Sandy., Graduando em Odontologia, Aluno de Graduação

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

Com base na evolução da prática privada dos cirurgiões-dentistas no Brasil ao longo do tempo, até os anos 70, a Odontologia era uma das profissões liberais mais procuradas, mas nos anos 80, devido a flutuações econômicas, os consultórios odontológicos enfrentaram altos e baixos, levando a uma queda nos rendimentos e na posição social dos dentistas. Isso resultou na introdução de convênios e credenciamentos como resposta a essas mudanças no sistema de saúde.
Essas transformações levaram a uma mudança no perfil dos cirurgiões-dentistas, com uma perda indireta da autonomia devido à intermediação das Operadoras de Planos de Saúde e do Estado em sua prática profissional.

Objetivos:

Com este referente trabalho temos como objetivo compreender o papel do auditor odontológico, seus direitos e infrações éticas, onde atuar e quando glosar atendimentos. Junto com a legislação vigente, sendo no ramo público ou privado, a auditoria odontológica não fica muito clara para os cirurgiões dentistas. Explicaremos como surgiu, onde pode ser utilizado, quais os critérios de glosas se atendimentos, os direitos do paciente e os tipos de credenciamentos/convênios e seus intermediadores, OPS.

Metodologia

Revisão de literatura.

Considerações Finais:

Considerando as pesquisas deste trabalho, entendemos a importância da auditoria odontológica como uma disciplina científica em crescimento no mercado de planos de saúde, especialmente nos últimos anos. Contrariando a ideia de ser um instrumento de pressão ou mero controle de custos, a auditoria é vista como uma forma de assegurar um atendimento racional e ético aos usuários, seguindo padrões de qualidade predefinidos.
A auditoria odontológica traz benefícios tanto para os pacientes quanto para os dentistas, assegurando o uso eficiente dos recursos limitados e promovendo a avaliação contínua e a melhoria da qualidade dos serviços.

Referências Bibliográficas

VIEIRA, Simone Lima Gonçalves et al. A auditoria odontológica nos serviços de saúde suplementar. SALUSVITA, Bauru, v. 33, n. 3,
p. 331-343, 2014.
Auditoria odontológica: aspectos relacionados ao gerenciamento de dados e custos operacionais / Daniel Pereira Parreiras de Bragança. -- Piracicaba, SP: [s.n.], 2010. Código de Ética Odontológica Resolução n°. 118 de 11 maio de 2012
Rio de Janeiro, CFO, 2012

Pôster id: 3042, enviado por: Sandy Alana Reis Fernandes de Oliveira

Instituição de Origem: Centro Universitário Unifacvest :