LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

A IMPORTANCIA DA ABORDAGEM DO TEMA BEM-ESTAR ANIMAL NAS ESCOLAS

Autor(es):

Gabriele Borinelli, Graduando em Medicina Veterinária , Aluna de Graduação em Medicina Veterinária

Mariane Straubel, Graduando em Medicina Veterinária, Aluna de Graduação em Medicina Veterinária

Roberta Sommavilla, Doutora em Ciências – Zootecnia, Professora do Centro Universitário UniFacvest

, ,

Categoria:

II Educação e comportamento;

Introdução

Segundo a OIE o Termo Bem-estar Animal, está relacionado aos estados físicos e mentais dos animais durante seus processos de vida e morte, que devem ser livres de quaisquer sofrimentos desnecessários. Da mesma forma, todos os animais devem desfrutar das cinco liberdades. A convivência de humanos com animais é realidade nas casas de milhares de pessoas e impacta diretamente o bem-estar de ambos os envolvidos. Conhecer as necessidades básicas dos animais é o primeiro passo para melhorar seu bem-estar Isso pode ser acessado através de projetos que integrem os conhecimentos escolares e a
realidade dos alunos envolvidos, somado a disseminação de informações sobre adoção e cuidados básicos.

Objetivos:

Demonstrar a importância de se trabalhar sobre bem-estar animal nas escolas através de projetos de extensão, como o desenvolvido pelo LABETA – Laboratório de Bem-estar e Etologia Animal da Unifacvest.

Metodologia

Os animais domésticos são considerados seres sencientes e, apesar destes animais demonstrarem amor aos seus tutores, algumas pessoas não oferecem o respeito, o cuidado e o amor necessário, expondo-os à negligência, maus-tratos, abandono e abuso. E apesar de já haverem legislações a respeito, vê-se, ainda, muitos casos de sofrimento animal. Dessa forma, a abordagem do tema “bem-estar animal” nas escolas se mostra como uma alternativa à situação, por meio de didáticas instruindo os estudantes.

Considerações Finais:

Trabalhar sobre bem-estar animal nas escolas, como forma de Projeto de Extensão, traz um impacto positivo nas comunidades e as atividades desenvolvidas permitem a disseminação do conhecimento de forma lúdica para as crianças. O projeto teve como intuito a abertura de um novo caminho para os demais trabalhos no âmbito educacional interdisciplinar, efetivando uma ação na extensão universitária, que tem como objetivo beneficiar as crianças, os acadêmicos e a sociedade como um todo.

Referências Bibliográficas

AZEVEDO, C.F.; COSTA NETO, B.M.; BEZERRA, A.C.; LIMA JUNIOR, A.R. Avaliação do bem estar de animais de companhia na comunidade da vila florestal em Lagoa Seca/PB. Archives of Veterinary Science, v.20, n.2, p.06-15, 2015 .
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998. - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e da outras providencias.
BRASIL. Lei nº 14.064 de 29 de setembro de 2020. Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato.
BROOM, D.M.; MOLENTO, C.F.M. Bem-estar animal: conceito e questões relacionadas – revisão. Archives of Veterinary Science, v. 9, n. 2, p. 1-11, 2004.
FAWC – Farm Animal Welfare Comittee. Five Freedoms and a Life Worth Living. Disponível em: ht

Pôster id: 2969, enviado por: Gabriele Borinelli

Instituição de Origem: Centro Universitário UniFacvest :