LOGO - 9o SIMPÓSIO INTERNACIONAL

 

Importância de abordar o tema zoonoses nas escolas

Autor(es):

Sommavilla Roberta, Medica Veterinária, doutora em ciências- zootecnia, Professora do Centro Universitário Unifacvest

Hugen, Débora Serafim, Estudante de Medicina Veterinária, estudante

Da Silva, Bruna De Souza, Estudante de Medicina Veterinária, estudante

Lopes, Leticia de Lourdes Camargo, Estudante de Medicina Veterinária, estudante

Categoria:

I Qualidade de Vida e Saúde;

Introdução

A promoção da saúde única demanda a colaboração entre Medicina Veterinária, Medicina Humana e outras áreas da saúde. O médico veterinário desempenha papel abrangente, envolvendo-se na assistência clínica a animais, defesa sanitária, pesquisa científica e ações na saúde pública. A escola, reconhecida como fonte vital de informações, pode fortalecer a saúde da população através de atividades como palestras, visitas a clínicas veterinárias e entrevistas com profissionais de saúde, tornando as crianças agentes multiplicadores. A educação sanitária, integrada ao currículo, trata as zoonoses como tema transversal, e destaca a necessidade de uma abordagem preventiva.

Objetivos:

Abordar as zoonoses nas escolas é crucial, especialmente em regiões tropicais como o Brasil. Essas doenças, transmitidas entre humanos e animais, são de grande interesse em saúde pública. O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância de se trabalhar sobre zoonoses nas escolas através de projetos de extensão, como o desenvolvido pelo LABETA – Laboratório de Bem-estar e Etologia Animal da Unifacvest.

Metodologia

Demonstrar a importância de se trabalhar sobre zoonoses nas escolas através de projetos de extensão, como o desenvolvido pelo LABETA –Laboratório de Bem-estar e Etologia Animal da Unifacvest.

Considerações Finais:

O projeto de extensão sobre zoonoses apresentado, teve um impacto positivo nas escolas e as atividades desenvolvidas permitiram a transmissão do conhecimento, de forma lúdica, para as crianças. Com estas práticas pedagógicas realizadas pelo projeto, demonstrou se sua ampla utilidade e o cuidado necessário com os animais, a fim de semear valores de cidadania.
O projeto teve como intuito a abertura de um novo caminho para os
demais trabalhos no âmbito educacional relacionados com a área da medicina veterinária, efetivando uma ação na extensão universitária, que tem como objetivo beneficiar as crianças e indiretamente a sociedade como um todo.

Referências Bibliográficas

AGUDELO P. Leptospirosis: Diagnóstico serológico. Rev CES Med. 2005; 19(1):37-41
BRASIL. Ministério da Saúde. Criança, adolescente e adulto jovem: documento de referência para o trabalho de prevenção das DST, Aids e drogas. Brasília, DF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2016b
HAN, B. A.; KRAMER, A. M.; DRAKE, J. M. Global patterns of zoonotic disease in mammals. Trends in Parasitology. v. 32, n. 7, p. 565-577, 2016.
KARESH, W.B.; COOK, R.A.; BENNETT, E.L.; NEWCOMB, J. Wildlife trade and global disease emergence. Emerging Infectious Diseases, v.11, p.1000-1002, 2005.
LAGES SLS. Avaliação da população de cães e gatos com proprietário, e do nível de conhecimento sobre a raiva e posse responsável em duas áreas contrastantes da cidade de Jaboticabal, São Paulo. [dissertaçãode mestrado]. Jaboticabal: Universidade Estadual Paulista

Pôster id: 2944, enviado por: Debora Serafim Hugen

Instituição de Origem: Unifacvest: