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ALIMENTOS COMERCIAIS NATURAIS E ORGÂNICOS PARA CÃES E GATOS |
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Autor(es): DA ROSA, Selena Souza;, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação VITALI, Renata Beterli;, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação BRANCO, Leonardo, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação , , | |
Categoria: III Tecnologias, logística e sustentabilidade; |
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Introdução Os alimentos comerciais para animais de estimação são formulados com o objetivo de atender às necessidades específicas de nutrientes para suprir os diferentes estados fisiológicos de cães e gatos, como filhotes, idosos, crescimento, manutenção, comorbidades etc. (Carcioni; Jeremias, 2010). Os nutrientes utilizados são as proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais que são necessários para otimizar o desempenho dos animais de companhia, priorizando o bem estar animal (França et al., 2011). Estes nutrientes são adquiridos com o uso de ingredientes que devem ser selecionados de acordo com a sua qualidade, palatabilidade e características fisiológicas dos animais. Cada vez m |
Objetivos: O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre o mercado de alimento comercial natural e orgânico para cães e gatos. Além disto, entender o interesse da população neste tipo de alimento, com o intuito de trazer pontos importantes sobre o tema abordado, apontando questões importantes para que os tutores possam avaliar qual o melhor tipo de alimentação para seus pets. |
Metodologia Para proporcionar informação sobre o mercado atual e a procura por parte dos tutores de alimentação comercial natural e orgânica para os cães e gatos, foi preparado um questionário que foi aplicado em agropecuárias nas cidades de Lages (SC), Vacaria (RS) e Monte Alegre (RS). Qual a média mensal de rações de linhas naturais e orgânicas são vendidas por mês? O valor destes alimentos é mais alto, mais baixo ou equivalente a ração mais comercializada nesse estabelecimento? Estes alimentos têm uma al |
Considerações Finais: Apesar do aumento de mercado da indústria de alimentos comerciais naturais e orgânicos, esta realidade ainda não está tão disseminada, principalmente devido à falta de informação da população, gerando baixa procura pelos produtos, e ao seu alto custo para aquisição, não sendo acessível para a maioria dos tutores. |
Referências Bibliográficas CARCIOFI, A.C.; JEREMIAS, J.T. Progresso científico sobre nutrição de animais de companhia na primeira década do século XXI. R. Bras. Zootec., v. 39, p. 28-41, 2008. |
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Pôster id: 2855, enviado por: Renata Beterli Vitali Instituição de Origem: UNIFACVEST: |