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ALIMENTOS COMERCIAIS NATURAIS E ORGÂNICOS PARA CÃES E GATOS

Autor(es):

DA ROSA, Selena Souza;, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação

VITALI, Renata Beterli;, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação

BRANCO, Leonardo, graduando medicina veterinária , Aluno de graduação

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Categoria:

III Tecnologias, logística e sustentabilidade;

Introdução

Os alimentos comerciais para animais de estimação são formulados com o objetivo de atender às necessidades específicas de nutrientes para suprir os diferentes estados fisiológicos de cães e gatos, como filhotes, idosos, crescimento, manutenção, comorbidades etc. (Carcioni; Jeremias, 2010). Os nutrientes utilizados são as proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais que são necessários para otimizar o desempenho dos animais de companhia, priorizando o bem estar animal (França et al., 2011). Estes nutrientes são adquiridos com o uso de ingredientes que devem ser selecionados de acordo com a sua qualidade, palatabilidade e características fisiológicas dos animais. Cada vez m

Objetivos:

O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa sobre o mercado de alimento comercial natural e orgânico para cães e gatos. Além disto, entender o interesse da população neste tipo de alimento, com o intuito de trazer pontos importantes sobre o tema abordado, apontando questões importantes para que os tutores possam avaliar qual o melhor tipo de alimentação para seus pets.

Metodologia

Para proporcionar informação sobre o mercado atual e a procura por parte dos tutores de alimentação comercial natural e orgânica para os cães e gatos, foi preparado um questionário que foi aplicado em agropecuárias nas cidades de Lages (SC), Vacaria (RS) e Monte Alegre (RS). Qual a média mensal de rações de linhas naturais e orgânicas são vendidas por mês? O valor destes alimentos é mais alto, mais baixo ou equivalente a ração mais comercializada nesse estabelecimento? Estes alimentos têm uma al

Considerações Finais:

Apesar do aumento de mercado da indústria de alimentos comerciais naturais e orgânicos, esta realidade ainda não está tão disseminada, principalmente devido à falta de informação da população, gerando baixa procura pelos produtos, e ao seu alto custo para aquisição, não sendo acessível para a maioria dos tutores.

Referências Bibliográficas

CARCIOFI, A.C.; JEREMIAS, J.T. Progresso científico sobre nutrição de animais de companhia na primeira década do século XXI. R. Bras. Zootec., v. 39, p. 28-41, 2008.
FRANÇA et al. Avaliação de ingredientes convencionais e alternativos em rações de cães e gatos. R. Bras. Zootec., v. 40, p. 222-231, 2011.
REINO, L.F. et al. A alimentação natural para cães e gatos. J. MedVet Science FCAA, vol. 2, n. 2, p. 44-48, 2020. Disponível em:. Acessado em: 15 de novembro de 2023.
WILLARD, T. Choosing and sourcing the best ingredients. In:
KVAMME, J.L.; PHILLIPS, T.D. (Eds.) Petfood technology. Mt Morris: Watt, p.76-81, 2003

Pôster id: 2855, enviado por: Renata Beterli Vitali

Instituição de Origem: UNIFACVEST: